Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Diretor do Globoplay comenta as dificuldades com série ‘Vale o Escrito’

Produção fala sobre a luta travada entre famílias pelo controle do jogo do bicho no Rio

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 19h57 - Publicado em 21 nov 2023, 11h00

No fim dos anos 1970, no Rio de Janeiro, a disputa entre bicheiros se estabilizou a partir de uma série de acordos entre “cavalheiros”. Capitão Guimarães, Anísio Abraão David, Castor de Andrade e Miro Garcia surgiam como protagonistas no submundo do carnaval carioca e na contravenção do jogo do bicho. É neste mote que a excelente série documental Vale O Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho (disponível no Globoplay) se aprofunda. Os diretores Fellipe Awi, Ricardo Calil e Gian Carlo Bellotti – integrantes do núcleo de documentário do streaming, supervisionado por Pedro Bial mergulham neste universo para investigar a história, seus personagens e sua dinâmica, que impactam diversos setores do Estado. Ao longo de sete episódios, bicheiros, seus herdeiros e mulheres falam sobre a dinâmica do negócio e não poupam críticas e acusações mútuas.

Em conversa com a coluna, Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da emissora, relata a dificuldade prática do trabalho. “Foram dois anos de pesquisa, muita pesquisa, negociação com os entrevistados. Os criadores da série tiveram negociações complexas, para que se convencesse as pessoas a darem entrevistas como deram. Teve negociação que durou seis meses, um ano… Teve gente que deu entrevista e depois se arrependeu. Aí foi convencido de que valeria a pena… É muito bacana ter dois anos para fazer isso, porque não se consegue ganhar a confiança de todos em seis meses”.

Erick afirma ainda que, mesmo com as denúncias levantadas pelo documentário, nenhum dos citados reclamou do que foi levado ao ar. “Acho que é o Rio de Janeiro, essa mistura… Todo mundo tinha essa figura do jogo do bicho como algo inocente. E a série mostra que não é bem assim. Tem disputa de território, mortes, tiro, arma. A série tem esse mérito”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.