De Fafá de Belém a Krenak: as críticas de famosos à COP30
Conferência começou oficialmente nesta segunda-feira, 10, e vai até a próxima sexta-feira, 21
A COP30 em Belém começou oficialmente nesta segunda-feira, 10, e vai até a próxima sexta-feira, 21, para debater ações para conter o aquecimento global. Segundo a presidência da conferência, 194 países e a União Europeia estão registrados, com 47,4 mil participantes, sendo 5.000 de forma virtual. Com o destaque internacional, o evento não ficou livre de críticas por motivos diversos. Fafá de Belém, por exemplo, que participou da abertura do evento a convite do presidente Lula, criticou anteriormente a falta de representatividade local.
Ailton Krenak, imortal da Academia Brasileira de Letras, falou em julho, ao O Globo, que a conferência corria o risco de se tornar um “balcão de negócios de corporações”, com pouca representatividade de povos originários e sem compromisso real com a preservação ambiental. Antes, em maio, em um evento em Paris, o escritor lamentou que os acordos relacionados à proteção do meio ambiente “estejam todos derretendo”, e criticou a decisão do Brasil e a ONU de fazer a COP em uma cidade amazônica.
Daniel Munduruku também expressou ceticismo em relação aos resultados do evento, afirmando que não tem “expectativa nenhuma” em uma entrevista recente a Folha de S. Paulo. Ele vê a conferência como um “jogo de espelhos” com um discurso verde que contrasta com práticas de exploração, apesar de ser realizado em Belém.
O músico britânico Paul McCartney enviou uma carta ao presidente da COP contra o cardápio com carne do evento: “É como distribuir cigarros em uma conferência de prevenção ao câncer”, declarou segundo a revista New Music Express. A ativista Luisa Mell protestou com o corpo nu, pintado de plateta Terra, com a mesma crítica à organização. O protesto viralizou nas redes sociais.
Cuidar do meio ambiente é caminho para ‘evoluir internamente’, diz Anitta
Lula pede ação imediata na COP30 e desafia líderes a transformar promessas em resultados
Estados Unidos divulgam inflação em meio ao shutdown
O clima amistoso do príncipe William com Seu Jorge e Anitta
Cafu conta sobre experiência ‘extraordinária’ com príncipe William no Maracanã







