Chefs apontam novo paladar do verão: ‘plant based’ e referências asiáticas
VERÃO 50º: Coluna GENTE seleciona novidades gastronômicas da temporada

Comidinhas frescas, ingredientes naturais e com um toque que vem lá do outro lado do mundo, da Ásia. este verão promete sabores diferentes. Há quase 20 anos atuando na gastronomia, Elia Schramm (@elia_schramm) está à frente de grandes empreendimentos da gastronomia do Rio, como o italiano Babbo Osteria e o asiático Si-chou, além de tocar a Scuola e a Sotto Gastronomia, buffet que atende grandes eventos. Elia é enfático quando a pergunta é a aposta da gastronomia para 2025: “A tendência para próximo ano será o aumento do consumo de alimentos plant based”, garante o chef, que abriu seu primeiro boteco, o Jurubeba (@jurubeba.bar), no dia 6 de janeiro em Botafogo, na zona sul carioca. Já o chef Itamar Araújo, que comanda as casas Elena e Eleninha (@elenahorto) no Horto, aposta em combinações frescas que unem os sabores picante, ácido, doce e salgado. Inspirado na salada típica tailandesa de mamão verde, chamada Som Tam, criou para o cardápio de verão do Elena as Ostras frescas com sorbet de mamão verde, levemente picante (62 reais).
A aposta de tendência gastronômica da chef Ana Bueno (@anabueno_paraty) para o verão são os crudos de longa maturação, como o Crudo de peixe maturado 30 dias com molho cítrico, gergelim, conserva de mostarda em grão e alga, que entra nas opções de entradas do seu premiado restaurante, o Banana da Terra (@restaurantebananadaterra), no centro histórico de Paraty, no sul-fluminense. Ana também aposta nas experiências gastronômicas compartilhadas, em vários pequenos pratos e sabores para se dividir entre amigos. Nesse sentido, a chef criou a “Experiência do Mar – Banana na Terra”, uma caixa em que serve seis entradinhas criativas e muito saborosas do mar.
Paula Prandini (@paulaprandini), sócia e chef do Empório Jardim, rede carioca com cinco lojas, fundada em 2014, vencedora por 12 vezes do melhor Café da Manhã do Rio de Janeiro e uma vez, o melhor Café da Manhã do Brasil., também aponta novidades para a estação. “Puxando a sardinha pro meu lado, café de manhã e brunch se tornaram queridinhos, principalmente no Rio. Nesse verão, essa prática vem com tudo, seja nos restaurantes, na casa das pessoas ou nos muitos lugares ao ar livre que temos na cidade. As pessoas estão promovendo brunch em suas datas comemorativas (batizados, aniversários, festas infantis etc). A tendência nos brunchs é resgatar uma cozinha raíz e confort, aplicando técnicas modernas de preparo, de forma simples. Há uma mescla de ingredientes asiáticos, que estão mais na moda do que nunca, e de ingredientes farm to table. Além disso, existe uma corrida maluca pela utilização de cacau 100% e pimentas do mundo todo”, aponta a chef.
Para celebrar a temporada que os brasileiros mais amam, o Handz do BarraShopping, no Rio, lançou um menu exclusivo. É o “Handz Verano”, assinado pelo chef Rodrigo Einsfeld (@handzbyrodrigoeinsfeld), que apresenta opções de entradas, principais e drink, tudo com frescor para os dias mais quentes. Nas entradinhas, destaque para o Crudo de salmão com mix de folhas e torradas (64 reais); o Ceviche de peixe branco com chips de batata doce (58 reais); e o Crudo de atum com creme de burrata, raspas de limão siciliano e shissô (68 reais).