Brigando pelo bi, Viradouro canta o ‘Mensageiro de Três Mundos’
Escola de Niterói é a atual campeã do Carnaval carioca

Atual campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos do Viradouro, de Niterói, apresenta neste domingo, 2, a história e legado de Malunguinho, um herói do século XIX e líder do Quilombo do Catucá, no norte de Pernambuco. O enredo Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos, foi idealizado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. Trata-se de uma mistura entre a cultura negra e índigena, o que Tarcício chama de “a verdadeira essência brasileira”.
“Eu sou caboclo da Mata do Catucá /Eu sou pavor contra a tirania/ Das matas, o Encantado/ Cachimbo já foi facão amolado/ Salve a raiz do Juremá/ Ê juremeiro, curandeiro ó/ Vinho da erva sagrada/ Eu viro num gole só/ Catiço sustenta o zeloso guardião”, mostra um trecho do belo samba. Interpretada por Wander Pires, a música é uma parceria de Paulo César Feital, Inácio Rios, Marcio Andre Filho, Vitor Lajas, Vaguinho, Chanel e Igor Federal.
Rainha de bateria desde 2022, Erika Januza volta para Avenida para manter o título de campeã. Este ano, a atriz aceitou um novo desafio: se tornou apresentadora da GNT no programa Rainhas Além da Avenida, em que reúne as doze rainhas para um bate-papo sobre carnaval e experiências pessoais.