Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

As surpresas e novidades do Festival de Cinema do Rio 2024

De 3 a 13 de outubro, 51 longas nacionais concorrem ao troféu Redentor em diversas categorias; confira a seleção oficial

Por Giovanna Fraguito 7 set 2024, 14h00

A contagem regressiva já começou para a maior janela do cinema brasileiro. O 26° Festival do Rio anunciou, nesta semana, os longas selecionados para as mostras da Première Brasil. A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de diretores consagrados e novos expoentes, que concorrem ao Troféu Redentor. Ao todo, o festival recebeu 752 inscrições em 2024 – 530 curtas e 222 longas.

Em sua 26ª edição, o Festival do Rio ocupará diversos espaços na cidade, entre cinemas e espaços de projeção alternativos. Este ano, a sede do festival volta a ocupar o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio, espaço de cinco mil metros quadrados, onde será oferecida uma programação especial de encontros e debates para o público mediante inscrição prévia on-line, sempre divulgada no site do festival e em suas redes sociais. Agora também fazem parte da programação as salas recém-reformadas do Circuito da Prefeitura do Rio: Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão), e Ponto Cine Guadalupe.

Conheça a seleção completa de filmes da PREMIERE BRASIL 2024, ficção e documentário:

Competição Longas de Ficção

Baby, de Marcelo Caetano (SP)

Betânia, de Marcelo Botta (SP)

Enterre seus mortos, de Marco Dutra (SP)

Continua após a publicidade

Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) – estreia mundial

Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) – estreia mundial

Malu, de Pedro Freire (RJ)

Manas, de Marianna Brennand (RJ)

Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)

Continua após a publicidade

O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) – estreia mundial

Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes (RJ)

Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) – estreia mundial

 

Competição Longas Documentários

3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) – estreia mundial

Continua após a publicidade

Alma negra, do quilombo ao baile, de Flavio Frederico (SP) – estreia mundial

Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa (SP)

A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)

Mambembe, de Fabio Meira (GO) – estreia mundial

Quando vira a esquina, de Chris Alcazar (RJ) – estreia mundial

Continua após a publicidade

Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)

 

Competição Novos Rumos Longas

Ainda não é amanhã, de Milena Times (PE) – estreia mundial

A procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) – estreia mundial

Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)

Continua após a publicidade

Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) – estreia mundial

Continente, de Davi Pretto (RS)

Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) – estreia mundial

O deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) – estreia mundial

Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) – estreia mundial

 

Hors Concours

A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) – estreia mundial

Câncer com ascendente em virgem, de Rosane Svartman (RJ) – estreia mundial

Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)

Kopenawa, de Marco Altberg (RJ) – estreia mundial

Malês, de Antônio Pitanga (RJ) – estreia mundial

Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) – estreia mundial

Precisamos falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) – estreia mundial

Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná (RS)

 

Mostra Retratos

Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) – estreia mundial

Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler (RJ) – estreia mundial

Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)

Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) – estreia mundial

Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves (RJ)

Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin (PR) – estreia mundial

O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) – estreia mundial

 

O Estado das Coisas

Alarme silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) – estreia mundial

Eu sou neta dos antigos, de Adriana Miranda (RJ) – estreia mundial

Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) – estreia mundial

Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) – estreia mundial

Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) – estreia mundial

No céu da pátria nesse instante, de Sandra Kogut (RJ)

 

Midnight Movies

Abraço de mãe, de Cristian Ponce (RJ) – estreia mundial

A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)

 

Coproduções com o Brasil

Premiere Latina

Dormir de olhos abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)

Panorama do Cinema Mundial

Transamazonia, Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRIL DAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.