As acusações de racismo dentro do BBB 25
Renata Saldanha e Camilla Maia estão no centro da polêmica mais recente dentro da casa

O tema racismo estrutural dominou os comentários recentes envolvendo o BBB 25. Tudo começou quando Renata Saldanha e Maike Cruz foram acusados de dizer falas racistas contra Camilla Maia, durante um almoço especial, transmitido ao vivo para o restante dos confinados, nesta quarta-feira, 29. Na ocasião, os selecionados para a dinâmica do reality show, incluindo Eva, Delma, Guilherme e Gabriel, estavam avaliando qual brother seria escolhido para ficar grudado em outra pessoa, uma das consequências da etapa da disputa. Quando o nome da trancista foi citado, Maike e Renata discordaram da sugestão, afirmando que ela era a responsável por preparar a comida. “A gente se lasca também, porque a gente tá na Xepa e ela cozinha para a gente”, comentou a bailarina, repetindo depois: “Camilla é a que cozinha”.
As falas geraram reações dentro e fora da casa. Assistindo à conversa, Camilla não segurou o choro. “A leitura que elas estão fazendo é covardia”, afirmou. Logo depois, a sua equipe foi às redes sociais repudiar as atitudes dos participantes. “Na sociedade em que vivemos, temos conhecimento do racismo estrutural, mas, independentemente da intenção, falas como essa são inaceitáveis. Elas reforçam a naturalização da ideia de que pessoas negras ocupam posições de servidão, o que deve ser desconstruído diariamente”, informou a nota, ressaltando que o papel da mulher não se limita à cozinha. “Essa visão reducionista perpetua desigualdades e apaga a diversidade de capacidades, sonhos e conquistas femininas. Mulheres podem e devem ocupar qualquer espaço que desejarem”, completou.
Após o almoço, Diogo Almeida alertou os envolvidos sobre o comentário. “Vai para um lugar, Eva e Renata, de subserviência, da mulher preta nesse lugar de quem cozinha, de quem serve”, explicou o ator. As duas, então, procuraram Camilla para se desculpar pelas falas. “Tudo foi me deixando tão triste, a forma como foi falado. Talvez vocês não tenham falado para me atacar, mas eu fiquei triste”, desabafou a trancista.