‘Ainda Estou Aqui’ pode fazer parte do calendário da rede pública
Entenda projeto do vereador Thiago Damasceno (PSDB)

Ainda Estou Aqui, primeira produção brasileira a vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro, pode ser exibido em toda a rede de ensino municipal da cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. O projeto do vereador Thiago Damasceno (PSDB) está em tramitação da Câmara Municipal da cidade com apoio da maioria para aprovação e prevê ainda debate entre alunos, professores, historiadores.
Segundo o projeto, o filme aborda temas como identidade, memória e luta por direitos e vai ajudar a desenvolver o senso críticos dos alunos. O longa conta a história de Eunice Paiva, esposa do então deputado federal Rubens Paiva e sua jornada para saber o destino do marido, retirado de casa por militares, torturado e assassinado nas dependências de um quartel militar em 1971. É um dos casos mais emblemáticos da ditadura militar brasileira.
Apesar de décadas de luta de Eunice e sua família, somente após a instauração da Comissão da Verdade, em 2014, a morte do deputado foi reconhecida pelo Estado brasileiro e uma certidão de óbito foi emitida.