A revolta de contadores com cena de ‘Mania de Você’
Classe publicou nota de repúdio após fala de Mavi, personagem vivido por Chay Suede

Uma cena exibida em um capítulo recente de Mania de Você, novela das 9 da TV Globo, gerou revolta entre os contadores e uma nota de repúdio do Conselho Nacional de Contabilidade do Estado de São Paulo. No trecho da produção, Mavi (Chay Suede) pede que Iberê (Jaffar Bambirra) manipule dados financeiros utilizando “contabilidade criativa”. A fala desagradou a classe, que acusou o folhetim de desrespeitar “a ética e a seriedade que fundamentam a profissão contábil”.
A nota, publicada na última sexta-feira, 10, ressalta a contabilidade como um “instrumento essencial de informação confiável, ética e transparente” e que práticas para fins antiéticos contrariam as leis e princípios da profissão. “Sugerir, em um produto de entretenimento, que contadores participem de práticas ilícitas ou antiéticas contribui para a disseminação de estigmas equivocados, subestimando a importância da contabilidade na construção de uma sociedade mais justa e responsável”, acrescenta.
Por fim, os profissionais pontuam que abordagens do tipo deseducam o público e faz um apelo aos responsáveis pela obra. “Convidamos os responsáveis pela produção audiovisual a refletirem sobre sua responsabilidade social ao retratar profissões tão fundamentais para o desenvolvimento econômico e social”, completa.