Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

A estranha solução da Globo a dilema de transmissão de Oscar e Carnaval

Indicado em três categorias, filme ‘Ainda Estou Aqui’ é a melhor chance do Brasil na história da premiação

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 mar 2025, 09h00

Está difícil conter a ansiedade. Neste domingo, 2, acontece a cerimônia de premiação do Oscar, o principal evento relacionado à sétima arte no mundo inteiro. Chegando à sua 97ª edição, a festividade tem um gosto diferente para os brasileiros nesta temporada. Concorrendo em três categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres, o longa Ainda Estou Aqui é tido como a melhor chance do país conquistar uma estatueta em toda a história.

Inicialmente, a empolgação dos fãs no Brasil com o sucesso da obra dirigida por Walter Salles (Central do Brasil, 1998) e a grande possibilidade de superar obras consagradas do circuito norte-americano, pode ser muito bem vista nas redes sociais. Na página oficial do Globo de Ouro, prêmio que Torres ganhou como Melhor Atriz em Filme de Drama no último dia 5 de janeiro, é possível encontrar o post do momento de sua vitória com mais 77 milhões de visualizações e 327 mil comentários.

Mas a febre em torno de Ainda Estou Aqui transpõe o mundo virtual e já passa a dominar as mesas de debate em casas, restaurantes, bares e, principalmente, nas ruas de todo o país, onde já existem até mesmo fantasias sobre o filme para os foliões do carnaval. O interesse público pela oportunidade de ouro do Brasil no Oscar, é claro, chamou também a atenção da TV Globo, dona dos direitos de transmissão da premiação e que decidiu recolocar o evento em sua grade de programação três anos depois da última vez, ainda em 2022.

Com forte tradição na TV aberta brasileira, a cerimônia entrou em um hiato nas suas últimas edições, justamente quando a emissora carioca decidiu não exercer o seu direito de transmissão. Para o retorno, agora em 2025, houve uma percepção do enorme interesse do público nas possibilidades de Ainda Estou Aqui e de Fernanda Torres.

Especialista em marketing e CEO da agência Heatmap, Renê Salviano explica que a decisão da Globo por retomar a exibição do Oscar em sua programação na TV aberta permite a democratização do acesso não só dos acontecimentos que vão ocorrer durante a tão aguardada noite, mas também da cultura no geral. Além disso, ainda funciona como uma ótima vitrine para marcas e anunciantes entenderem o cinema como uma forte possibilidade de investimento.

Continua após a publicidade

“A transmissão na TV Globo aumenta e muito a capilaridade, porque se trata de um evento que boa parte da população tem interesse em assistir. Vale lembrar que após o primeiro ano feito desta forma, teremos dados de audiência para entender como foi a experiência e aprimorar cada vez mais, tornando mais fácil vender para as marcas patrocinadoras”, conta Renê.

Apesar do sentimento de aposta certeira com a transmissão da entrega das estatuetas douradas, a emissora precisa lidar com um grande dilema em sua grade. Afinal de contas, a premiação acontece em um horário muito próximo ao início dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Sapucaí. Tradição de todos os anos da emissora carioca, as baterias do sambódromo precisarão dar lugar à gala e sofisticação do palco do Dolby Theatre, em Los Angeles, onde acontece o reconhecimento para os profissionais de Hollywood. Os desfiles de carnaval serão transmitidos apenas para o estado do Rio de Janeira, enquanto o restante do Brasil acompanha o evento da sétima arte.

Com anos de experiência na área, Renê Salviano entende que a escolha da TV pelo Oscar 2025 é algo completamente estratégico e necessário no âmbito comercial, vide as últimas repercussões a respeito da corrida pelo prêmio mundo afora. “Acredito que eles devem ter números para que seja escolhida a melhor forma de acomodar eventos tão grandiosos. Este mundo está passando por transformações, logo, entender a audiência e mudar quando precisa é um dever obrigatório dos meios de comunicação”, explica.

Continua após a publicidade

No entanto, Salviano ressalta ainda que esse movimento impacta de forma positiva a maneira como a população se relaciona com a cultura. No entendimento do profissional, o grande interesse do público pelo cinema nacional abre portas para que os próprios brasileiros conheçam mais sobre que é produzido em seu próprio país e também comecem a se relacionar melhor com outras atividades e áreas sociais que precisem de maior valorização. “O Brasil tem milhares de talentos, conta com uma cultura diversificada e possui uma quantidade imensa de áreas que precisam ser valorizadas. Este possível prêmio da Fernanda Torres e de Ainda Estou Aqui pode ser um divisor de águas para que, de uma vez por todas, sejamos reconhecidos e mais bem vistos em toda a indústria cultural mundial”, completa.

O Oscar 2025 acontece na noite deste domingo, 2, às 21h (horário de Brasília). A premiação terá transmissão ao vivo da Globo, na TV aberta, da TNT, na TV fechada e na plataforma de streaming MAX.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa [br]+ Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
[del][small]de 35,90/mês[/small][/del]
de 25,90/mês
[small]Texto menor[small]

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.