A curiosidade que deu origem ao filme ‘Conclave’
Estrelado por Ralph Fiennes, longa aborda o evento de escolha do novo papa

Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Roteiro e um dos grandes favoritos ao Oscar de 2025, o filme Conclave surgiu de uma curiosidade do diretor Edward Berger. Desde a cerimônia de 2013, que elegeu o Papa Francisco, o cineasta suíço se mostrava ansioso para desvendar o processo e viu no longa uma oportunidade.
“O mecanismo por trás da eleição do papa é um dos segredos mais bem guardados do mundo. Estava super curioso para descobrir os detalhes. Não podemos saber tudo, mas sentimos que nós fomos aqueles que chegaram mais perto da verdade”, comenta Berger, que também dirigiu Nada de Novo no Front (2022).
Baseado no livro de mesmo nome do inglês Robert Harris, Conclave mostra os bastidores da escolha de um papa, um dos eventos mais importantes e antigos do mundo. O ator britânico Ralph Fiennes, de A Lista de Schindler (1993), Harry Potter (2005-2011) e O Grande Hotel Budapeste (2014), estrela o filme como o Cardeal Lawrence, responsável por coordenar a eleição do novo líder da Igreja e que precisa lidar com uma rede de segredos e conspirações políticas.
Além de Fiennes, a produção, que estreia no dia 23 de janeiro no Brasil, conta com Stanley Tucci, John Lithgow, Isabella Rossellini, Sergio Castellito e Carlos Diehz no elenco.