A cidade cenográfica que é um ‘bibelô’ nos Estúdios Globo
‘Amor Perfeito’, nova novela das 6, se passa na fictícia Águas de São Jacinto
Os automóveis dos anos cinquenta circulam pelas ruas com calçamento de pedra. No Grande Hotel Budapeste desfilam políticos dos mais renomados, em noites regadas a música e bons quitutes. Mas não são apenas as visitas ilustres de Carmen Miranda e Juscelino Kubitschek que agitam o lugar. Em Águas de São Jacinto, interior de Minas Gerais, perto da Bahia, outros figurões prometem agitar o pacato vilarejo.
Em visita guiada dos autores Duca Rachid e Júlio Fischer à cidade cenográfica da fictícia cidade, montada nos Estúdios Globo, a coluna constatou o trabalho de esmero nos detalhes de onde se passa a nova trama das 6, Amor perfeito, que estreia nesta segunda-feira, 20. O lugar será “famoso por suas águas termais que atraem pessoas de todos os cantos, atrás de seus benefícios”.
Parte das gravações externas são realizadas em três cidades mineiras: Caxambu, Baependi e São Lourenço, que integram o chamado Circuito das Águas. Além da pesquisa histórica, esses lugares auxiliaram a equipe de cenografia a reunir referências arquitetônicas a serem incorporadas nos cenários. Vem de Caxambu, por exemplo, a inspiração para a fonte próxima ao Grande Hotel, em homenagem a São Jacinto. “Criamos uma identidade própria, sem perder de vista as referências do período que estamos tratando na novela. O Parque das Águas de Caxambu foi inspiração e construímos uma fonte que remete às existentes lá para reforçarmos esse elemento água, que está tão presente na dramaturgia”, destaca o arquiteto e cenógrafo Mauro Vicente, responsável pela cenografia. A seguir, algumas imagens dos charmosos e coloridos cenários.
Cidade cenográfica da novela ‘Amor Perfeito’ –