‘Vale Tudo’: quanto Raquel fatura com venda de sanduíches na praia
Detalhe inusitado chamou a atenção do público da novela: seria o valor cobrado pela mocinha salgado demais?

Nos capítulos exibidos recentemente da novela Vale Tudo, a batalhadora Raquel (Taís Araújo) descobriu um jeito de se sustentar no Rio de Janeiro, para onde se mudou em busca da filha trambiqueira, Maria de Fátima (Bella Campos). Chocada com a qualidade ruim de um quitute praiano, a ex-guia turística de Foz do Iguaçu colocou a mão na massa e preparou mais de 100 sanduíches, com a meta de vender 120 por dia a 15 reais a unidade. A trama simples contrasta com os planos de enriquecimento fácil da filha, mas tem chamado atenção por outro motivo: seria o valor cobrado verossímil?
Na rede X, antigo Twitter, uma conta logo protestou: “Com todo respeito, se eu visse um sanduíche de 15 reais eu passava direto. Tá maluco”. Outra saiu em defesa da personagem fictícia, frisando que além dos ingredientes, um simples sanduíche à beira-mar exige que o vendedor fique debaixo de sol escaldante, carregue peso, acorde cedo e enfrente transporte cheio: “Não quer pagar? Beleza. Acorda e faz você mesmo”. No TikTok, a influenciadora @flaviaverso foi ao Parque Augusta, em São Paulo, questionar o público sobre o valor e obteve mais de 99.000 visualizações como resultado. Entenda a controvérsia:
Como funciona a venda de sanduíches de Raquel?
Com três opções de recheio — frango com cottage, ricota temperada e peru com abacaxi grelhado —, os sanduíches naturais são vendidos por Raquel a 15 reais. Em seu primeiro dia trabalhando, a mãe de Maria de Fátima vendeu 118 unidades e faturou 1.770 reais, sem descontar possíveis taxas da maquininha de cartão, um dos métodos de pagamento aceitos junto ao pix e dinheiro vivo, em “dólar, euro, ouro, tudo”, segundo a personagem. A operação bem-sucedida, porém, não se ergue inteiramente sobre os ombros de Raquel. Para vender os sanduíches, ela já conta com ajuda de Gilda (Letícia Vieira), funcionária que recrutou da rua após flagrá-la roubando uma bolsa, e Daniela (Jessica Marques). Enquanto as jovens tocam a venda do produto na praia, Raquel já parte para outra empreitada: ser a cozinheira do bar de Poliana (Matheus Nachtergaele).
Logo mais, a empreendedora terá seu primeiro desafio. Ainda pouco confiável, Gilda irá fingir ter sido assaltada para desviar dinheiro da operação. Raquel descobrirá e terá uma conversa séria com a pupila, que culminará na decisão de oferecê-la uma segunda chance. No folhetim de 1988, a mocinha também comercializa sanduíches na praia e, assim, constrói um império alimentício. Ao fim de Vale Tudo, Raquel deve ser uma mulher rica, mas digna, dona de uma rede de restaurantes industriais.
Quanto custa um sanduíche nas praias do Rio de Janeiro?
Apesar da polêmica, o sanduíche de Raquel poderia ser vendido ao mesmo preço no mundo real. Nas praias da capital carioca, é comum encontrar queijo coalho e milho a 10 reais e caipirinhas a 15. O Sanduíche do Marcelo, venda tradicional de Niterói, pode chegar a 18 reais.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial