Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

‘Stranger Things’: monstros reais assombram os jovens na nova temporada

O fenômeno da Netflix se renova ao explorar as dores do crescimento

Por Amanda Capuano Atualizado em 4 jun 2024, 11h51 - Publicado em 27 Maio 2022, 06h00

Na superfície, Hawkins é uma entre tantas cidadezinhas modorrentas do Meio-Oeste americano. Mas uma misteriosa versão dela em outra dimensão, o Mundo Invertido, revela-se um imenso território da imaginação — inclusive em popularidade. Tão logo surgiu, em 2016, o cenário idílico de Stranger Things se impôs não só como sucesso: foi o primeiro fenômeno cultural posto em voga pela Netflix. Por três temporadas, a série dos irmãos Duffer teve altos e baixos, mas nunca perdeu seu charme — e chega à primeira fase de sua quarta leva de capítulos, a penúltima prevista, provando-se um clássico indisputável.

Stranger Things: Raízes Do Mal: Série Stranger Things – Volume 1

Entre seu início e 2022, Stranger Things promoveu poucos avanços temporais em seu retrato nostálgico da década de 80. Seus jovens e adoráveis protagonistas, como as meninas Max (a talentosa Sadie Sink) e Eleven (Millie Bobby Brown) e seus amigos, continuam imersos numa atmosfera que recende a filmes como E.T. — O Extraterrestre, tendo a Guerra Fria como pano de fundo. Mas seus atores cresceram, e como: Millie foi dos 12 aos 18 anos em cena. Seus personagens, de certa forma, refletem essa nova realidade. Max, Eleven e os meninos Will, Dustin, Lucas e Mike agora enfrentam as dores da chegada ao ensino médio e, com ela, as dúvidas e inadequações de praxe. Na quarta temporada, enfim, eles enfrentam monstros pessoais tão tenebrosos quanto os que habitam as profundezas do Mundo Invertido.

Stranger Things: Cidade Nas Trevas: Série Stranger Things – Volume 2

Ao explorar a progressão dos dramas adolescentes e os traumas psicológicos de Eleven e Max, a quarta temporada tem o mérito de espantar a ligeira sensação de cansaço na trama que a precedeu. É, ainda, uma experiência em tela aberta dos dilemas atuais da Netflix: com seus novos episódios extralongos (um deles terá duas horas e meia de duração!), a série testa limites num momento em que a plataforma, sofrendo perda de assinantes, passa por uma reavaliação existencial. Dentro da lógica de uma legião de jovens e adultos fissurados por Stranger Things, contudo, tamanho não é crise, pelo contrário: quanto mais tempo gasto naquela mitologia peculiar, melhor. Há quem deseje que os anos 80 não acabem nunca.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 1 de junho de 2022, edição nº 2791

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

‘Stranger Things’: monstros reais assombram os jovens na nova temporada‘Stranger Things’: monstros reais assombram os jovens na nova temporada
Stranger Things: Raízes Do Mal: Série Stranger Things – Volume 1
‘Stranger Things’: monstros reais assombram os jovens na nova temporada‘Stranger Things’: monstros reais assombram os jovens na nova temporada
Stranger Things: Cidade Nas Trevas: Série Stranger Things – Volume 2
logo-veja-amazon-loja

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.