Por que o Oscar ficará de fora da Globo e da TV aberta em 2025
Premiação de Hollywood acontecerá em 2 de março, e 'Ainda Estou Aqui' pode aparecer entre os indicados na próxima quinta, 23 de janeiro

O Oscar divulgará nesta quinta-feira, a partir das 10h30 (horário de Brasília), os indicados à premiação em 2025. Aposta brasileira, o filme Ainda Estou Aqui pode ser indicado em quatro categorias: melhor filme internacional, melhor direção para Walter Salles, melhor filme internacional e melhor atriz para a protagonista, Fernanda Torres. Mesmo que isso aconteça, porém, o Oscar 2025 não será exibido na Globo nem em outras emissoras da TV aberta, somente no streaming Max e no canal TNT, da TV paga.
Isso porque, desde 2023, os direitos de exibição no Brasil e na América Latina são da Warner, que pagou valores exorbitantes pelo licenciamento para a Disney, detentora dos direitos de imagem globais.
A Globo exibiu o prêmio por muito tempo, em três períodos: 1974-1993, 1997-1999 e 2005-2022. Já o SBT transmitiu o prêmio em dois, de 1994 a 1996 e de 2000 a 2004. A emissora líder de audiência perdeu o interesse na cerimônia por ser um negócio caro, custando milhões de dólares, e com o sucesso das edições mais recentes do Big Brother Brasil, o Oscar deixou de ser um produto vantajoso. Sendo assim, a Globo preferiu priorizar em sua grade o reality de confinamento, ainda mais porque domingo é o dia de formação de paredão, com cotas publicitárias ofertadas durante a prova Bate e Volta.
Em 2021, último ano em que a emissora exibiu a cerimônia, a audiência da Globo caiu de 28,2 pontos do BBB 21 para uma média de 9,3 pontos no ibope da Grande São Paulo para mostrar os escolhidos pela Academia. Em 2022, a Globo optou por transmitir o prêmio apenas no Globoplay. Já no ano seguinte, a empresa abriu mão de vez da premiação, deixando a Warner com a exclusividade.
Onde assistir ao Oscar 2025
O Oscar 2025 será exibido pelo canal TNT, na TV paga, e no streaming pela Max, a partir das 19h — a cerimônia começa às 20h.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial