O motivo que condenou ator de ‘Round 6’ a um ano de prisão aos 80 anos
Ator já havia sido sentenciado a oito meses de reclusão, mas recorreu da decisão e teve a pena aumentada

O ator sul-coreano Oh Yeong-su, de 80 anos, que interpretou o jogador número 1 em Round 6, da Netflix, foi condenado a um ano de prisão por assédio sexual. Em 2017, Yeong-su, que já era um ator respeitado na indústria televisiva coreana, teria assediado uma mulher de 22 anos que frequentava a mesma companhia teatral que ele. A vítima o acusou de abraçá-la e beijá-la à força.
O ator já havia sido condenado em primeira instância no ano passado a oito meses de prisão com período de dois anos de liberdade condicional, mas recorreu e conseguiu uma nova audiência, realizada em 3 de abril. Na ocasião, a promotoria do caso entendeu que houve abuso de poder, visto que Yeong-su é um ator respeitado e com muita influência, ao contrário de sua vítima.
“O réu sabia que a vítima não seria capaz de falar sobre os danos que havia causado devido à sua falta de posição ou conexões no mundo do teatro, então ele expressou seu desejo pela juventude de uma forma distorcida e incorreta”, afirmou a promotoria de acordo com informações do jornal coreano The Chosun Daily.
Já a defesa do ator alegou que “a única evidência direta dos fatos da acusação é a declaração da vítima, que é inconsistente e entra em conflito com os fatos e declarações objetivos, portanto, carece de credibilidade”. Yeong-su também negou as acusações: “Estou envergonhado de estar no tribunal nessa idade. Se minhas palavras ou ações foram erradas, eu aceito as consequências. No entanto, mesmo após refletir, eu acredito que não cometi nenhum ato que possa ser considerado assédio”, afirmou. O veredito final do caso, após apelação, deve ser anunciado em 3 de junho.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial