O efeito Fernanda Torres na audiência do Globo de Ouro na TV paga
Premiação foi transmitida pelo TNT e no streaming Max; categoria com estrela de 'Ainda Estou Aqui' foi uma das últimas da noite

A indicação de Fernanda Torres ao Globo de Ouro e sua consequente vitória na categoria de melhor atriz de filme dramático por Ainda Estou Aqui proporcionaram ao canal TNT sua melhor audiência da história exibindo a premiação, a qual transmitem desde 2007. De acordo com dados da Kantar Ibope Media, a cerimônia conquistou a liderança isolada no ibope, com picos de 3,5 pontos e vantagem de 174% para o segundo colocado, o canal Viva, que exibia novelas no horário do prêmio.
A 82ª edição do Globo de Ouro teve pouco mais de três horas de duração e ainda fez o canal registrar um aumento de mais de 800% em sua audiência média do horário, em comparação às seis semanas anteriores, segundo a TNT. A transmissão da cerimônia ficará disponível no catálogo da Max por dois meses. A categoria em que Fernanda concorria foi uma das últimas anunciadas na noite. O longa de Walter Salles também disputou o prêmio de melhor filme em língua não inglesa, mas infelizmente perdeu para o francês — e controverso — Emília Perez.
Baseado no livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a história de Eunice Paiva, mãe do autor, que precisou lutar por justiça após o marido, o ex-deputado Rubens Paiva, ser preso por agentes da Ditadura Militar em 1971 e desaparecer, deixando a mulher e cinco filhos. O filme tem a atuação brilhante de Fernanda Torres como Eunice, e Fernanda Montenegro também aparece no longa como a versão mais velha da protagonista.
Fernanda Torres foi a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro no último domingo, 5, sendo consagrada 25 anos depois que sua mãe, Fernanda Montenegro concorreu na mesma categoria por Central do Brasil (1998) no Globo de Ouro de 1999. Sônia Braga também disputou uma estatueta em 1986, quando foi a primeira brasileira a ser indicada, como melhor atriz coadjuvante por O Beijo da Mulher Aranha (1985). Daniel Benzali foi indicado em 1996 como melhor ator em série de drama por Murder One, e Wagner Moura também concorreu na mesma categoria vinte anos depois, em 2016, por seu trabalho em Narcos.
Torres desbancou atrizes já consagradas em Hollywood: Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Pamela Anderson (The Last Showgirl), Kate Winslet (Lee) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado).
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial