O comentário de Erick Jacquin que revoltou o público do Masterchef
Pela segunda vez na temporada, chef francês é criticado nas redes sociais por falas consideradas xenofóbicas

Pela segunda vez nesta temporada do MasterChef Brasil, Erick Jacquin, chef e jurado do programa, tem sido criticado por proferir comentários considerados xenofóbicos contra a participante Gloria, de origem chinesa.
No episódio da última terça-feira, 19, os jurados Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça se aproximaram da banca dos participantes para questionar o que eles estavam preparando. Após falarem os pratos, Jacquin se aproximou de Gloria e afirmou: “Parece que não é você que fez o cardápio, não tem nada de chinês”. Na mesma hora, a participante rebateu: “Não é porque eu sou chinesa que não conheço outros pratos. Já fui para Paris, vi a Monalisa de perto”. Na entrevista dos bastidores, a participante comentou: “As pessoas pensam que eu só conheço a China”. Confira a cena abaixo:
Gostaram do menu da capitã Glória? #MasterChefBr pic.twitter.com/WD4bTeVVNx
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) August 20, 2025
No segundo episódio desta temporada, Jacquin já tinha feito comentários de teor preconceituoso contra Gloria. Na ocasião, a cozinheira amadora teve que participar de uma prova de eliminação que desafiava os participantes a fazerem pratos na brasa com proteínas pré-determinadas. Na dinâmica, cada um ficou com um corte de origem bovina ou suína ou alguma espécie de peixe, mas poderia trocar com outro colega se quisesse — com isso, Gloria ficou com sardinhas e decidiu fazer os peixes braseados com niguiris (bolinho de arroz japonês) e uma salada asiática.
Ao provar o prato inspirado na culinária asiática que não estava bom — segundo as opiniões prévias dos colegas Henrique Fogaça e Helena Rizzo –, Jacquin questionou com um tom irritado: “Toda vez que você cozinha é comida asiática? É MasterChef Brasil ou MasterChef chinês?”. Sem graça, Gloria respondeu apenas que costuma cozinhar mais pratos asiáticos em casa. Na entrevista nos bastidores, ela justificou: “Quando eu tive que usar sardinha na brasa, me veio na cabeça o yakizakaná [peixe grelhado] japonês”.
Com a recorrência de episódios como esse, as redes sociais se tornam a principal fonte de críticas contra Jacquin. Os internautas frequentemente criticam a postura do chef e torcem pela vitória de Gloria, a essa altura vista como injustiçada pelo jurado. “Em todas as edições que tiveram pessoas asiáticas o Jacquin fez coisas desse tipo. Esse homem é racista e xenofóbico, gente, já deu dele”, comentou uma internauta. “Seria muito representativo a Gloria ganhar o MasterChef depois de toda a xenofobia que sofreu do Jacquin”, escreveu outra.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial