Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Netflix é investigada por fraude fiscal em duas sedes na Europa

Autoridades da França e dos Países Baixos questionam o faturamento declarado de sede que representa Europa, Oriente Médio e África

Por Thiago Gelli 6 nov 2024, 11h34

Os escritórios da empresa de streaming Netflix em Paris e Amsterdã foram alvo de buscas nesta terça-feira, 5 de novembro, por suspeita de fraude fiscal e trabalho clandestino. A investigação está sendo feita por colaboração entre autoridades francesas e holandesas e, segundo fontes judiciais, ocorre desde novembro de 2022, quando foi oficialmente aberta uma investigação preliminar. A Netflix diz que opera conforme as exigências fiscais de todos os países onde oferece seu serviço e que está acompanhando o caso. “Estamos cooperando com as autoridades da França, onde a Netflix contribui significativamente para a economia local, e cumprimos as leis e regulamentos fiscais em todos os países em que operamos”, disse um porta-voz da empresa à Reuters.

O escritório de Amsterdam supervisiona não só a atividade da plataforma nos Países Baixos, mas é sede da operação na Europa, Oriente Médio e África. Segundo a investigação francesa, encabeçada pelo escritório do Procurador Financeiro Nacional, a suspeita é que a empresa esteja ocultando “fraude fiscal severa e trabalho clandestino” e que suas declarações de 2019, 2020 e 2021 também apresentem irregularidades.

Em 2023, o veículo francês La Lettre reportou que a empresa minimizava seus impostos franceses ao declarar parte da renda lá obtida como receita holandesa. Depois de interromper o esquema, o faturamento francês anual pulou de 47,1 milhões de euros declarados em 2020 para 1,2 bilhão em 2021, cerca de 7,42 bilhões de reais. Atualmente, as autoridades buscam determinar se a empresa continua a ocultar seu lucro.

Ao redor do globo, a gigante do streaming contabilizou 282 milhões de assinantes até o fim de setembro e faturou 9,82 bilhões de de dólares (por volta de 60 bilhões de reais) com as receitas do terceiro trimestre de 2024, marcado por sucessos como O Casal Perfeito e Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais. Por hora, nenhuma outra sede da empresa está sendo investigada.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.