Morre Charles Dolan, fundador do canal HBO, aos 98 anos
Empresário foi pioneiro da televisão a cabo nos Estados Unidos e criou formatos que ainda hoje são essenciais para o mercado de entretenimento

Fundador da HBO, o empresário Charles Dolan morreu aos 98 anos de idade de causas naturais, informou a família ao jornal americano The Wall Street Journal. O magnata foi um dos pioneiros na popularização da televisão a cabo, negócio iniciado por ele nos anos 1970, quando lançou a Home Box Office, canal hoje conhecido pela sigla HBO, e fundou a Cablevision Systems Corp,. Seu império bilionário é composto por serviços nas áreas de comunicação, entretenimento e esportes – incluindo a tradicional arena esportiva e de eventos Madison Square Garden, em Nova York.
Veio dele a proposta na qual o espectador paga um valor extra de assinatura para ter acesso a conteúdos exclusivos de entretenimento sem comerciais, base da HBO — modelo de negócios que se espalhou pelo meio e serviu de base para o mundo do streaming. Ele também foi o primeiro a criar um canal a cabo esportivo, o SportsChannel, e outro totalmente voltado para notícias regionais, o Channel 12.
Dolan vendeu seu conglomerado em 2015 para a Altice, por 17,7 bilhões de dólares. Três anos depois, Patrick Dolan, filho de Charles, readquiriu o Newsday Media, parte noticiosa do grupo. Ao lado dos seis filhos, o empresário ainda possuía participações majoritárias na AMC Networks e no Madison Square Garden, e também em times esportivos, entre eles o Knicks e o New York Rangers.