Memes e celebridades: como o Show do Milhão voltou a fazer barulho no SBT
Com famosos em cena e muitos memes na internet, programa renasce com a filha Patricia Abravanel à frente — e vira arma da emissora aos domingos

Num de seus lances mais célebres, Silvio Santos galvanizou o país na virada do milênio ao sacar da manga um game show de perguntas e respostas que virou tema de debate nacional. Dos tropeços de participantes ao rocambolesco grupo de “universitários” que lhes dava ajuda (quase sempre medíocre), o Show do Milhão marcou época na TV brasileira, até entrar em declínio após 2003. Mas eis que, no momento em que se completa um ano da morte do apresentador, no último dia 17, o Show do Milhão volta a exibir sua força nos domingos do SBT. Agora com a filha Patricia Abravanel à frente, o quadro caiu de novo nas graças do público — e vem se mostrando valioso para o SBT na guerra do ibope.
No ar com uma edição especial de celebridades, com nomes como Falcão, Blogueirinha e Danilo Gentili, o quadro foi visto por 9,7 milhões de pessoas no último dia 10, e venceu a líder, Globo, por alguns minutos. Mas já era sucesso mesmo com anônimos: exibida no fim de 2024, a primeira temporada sob comando de Patricia foi vista por 39,8 milhões de pessoas e garantiu a vice-liderança em todos os meses de exibição, com uma média de 7,5 pontos na Grande São Paulo.

A popularidade, como quase tudo hoje em dia, contou com empurrãozinho da internet. Nas redes sociais, usuários se “reúnem” aos domingos para comentar as perguntas e julgar os erros e os acertos dos participantes — que, em meio ao nervosismo, acabam virando meme por peripécias como afirmar que o Sol é um planeta, que galinhas são ovinos porque botam ovos ou que alguém que sofre de bruxismo pratica feitiçaria. Num comparativo direto, o quadro é o irmão acessível do Quem Quer Ser um Milionário?, do Domingão com Huck — a emissora paulista, inclusive, chegou a ser acusada de plágio pela Sony, dona do formato adquirido pela Globo. Controvérsias à parte, há diferenças notáveis: enquanto o programa global seleciona participantes superdotados e impõe a eles questões difíceis, o Show do Milhão mantém a veia popular do SBT e diverte com equilíbrio, dando chance aos mais diversos níveis de conhecimento.
O tom descontraído é sempre boa pedida para os domingos, e prova o acerto na escolha de Patricia para suceder ao pai. À frente do quadro consagrado por Silvio, ela se diverte com o público, entoa bordões do fundador do SBT e, vez ou outra, até ri das próprias gafes — como quando caiu na gargalhada ao dar, sem querer, uma resposta de bandeja para a youtuber Blogueirinha. Dar bola fora é do jogo.
Publicado em VEJA de 22 de agosto de 2025, edição nº 2958