Disney remove trama sobre personagem trans de nova animação da Pixar
"Pais preferem discutir certos assuntos com seus filhos em seus próprios termos", justificou o estúdio

A Disney desistiu de incluir uma trama sobre um personagem transgênero na série animada Ganhar ou Perder, futuro lançamento do Disney+ produzido pelos estúdios Pixar. A produção tinha estreia marcada para dezembro de 2024, mas precisou ser adiada para 19 de fevereiro de 2025. “Quando se trata de conteúdo animado para um público jovem, reconhecemos que muitos pais preferem discutir certos assuntos com seus filhos em seus próprios termos e cronograma”, explicou um porta-voz da Disney ao portal americano The Hollywood Reporter.
A série acompanha um time infantil de softball na semana que antecede a final de um campeonato. Cada um dos oito episódios segue a perspectiva de um personagem diferente, seja ele um jogador, pai, treinador ou árbitro. Um desses personagem seria trans, mas os diálogos que faziam referência a sua identidade de gênero foram cortados da produção.
Dubladora da personagem, a atriz Chanel Stewart — que também é trans — comentou a decisão da Disney em entrevista ao portal Deadline. “Desde o momento em que recebi o roteiro, fiquei animada para compartilhar minha jornada e empoderar outros jovens trans. Eu sabia que essa seria uma conversa muito importante. Histórias trans são importantes e merecem ser ouvidas”, disse. Chanel revelou que sua personagem continuará na série, mas agora será uma “garota cis e hétero”.
Confira o trailer de Ganhar ou Perder:
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial