Bolsonaro ‘some’ e Regina Duarte vira ‘rainha’ em retorno à Globo
Atriz participou do programa 'Conversa com Bial' e relembrou sua longa história com o canal

“Recebo hoje uma estrela maior dessa história. Não por acaso, o nome dela quer dizer rainha.” Assim Pedro Bial abriu seu programa de entrevista, Conversa com Bial, na madrugada desta terça-feira, 22, ao receber a atriz Regina Duarte. A veterana voltou aos sets da Globo pela primeira vez após sua saída em 2020 para assumir a secretaria de Cultura do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sobre a presença da atriz, Bial chamou de “a volta da filha pródiga”.
A participação de Regina no programa integra a celebração dos 60 anos da TV Globo e Bial reforçou a importância de Regina nesse histórico. A conversa transitou especialmente pelos papéis vividos por ela na emissora — e ignorou a controversa associação da atriz com o ex-presidente.
Um tema político, porém, saltou na entrevista ao relembrar a proibição da novela Roque Santeiro pela ditadura militar em 1975. O folhetim que satirizava a política brasileira e o uso da fé como arma de manipulação só foi exibido e finalizado de fato nos anos 1980, após o fim do regime. Regina relembrou ter feito parte da ida do elenco a Brasília para pedir a liberação da novela para o então presidente Ernesto Geisel, ao que chamou de uma “excursão frustrante”, já que o mandatário nem ao menos os recebeu. “A censura é prejudicial para a arte. Cada um que escolha o que quer seguir, o que quer louvar”, comentou a atriz.
A única ligação mais direta sobre Regina e Bolsonaro, um conhecido apoiador do regime militar e de suas políticas de repressão, foi feita de forma branda por Bial, que relembrou os ataques que ela recebeu ao escolher seu lado na polarização política. “Fui defenestrada. Mas a sociedade já evoluiu, já aceita que posso fazer escolhas e não seguir o evangelho a, b ou c”, disse ela, sem citar nomes.
Regina vai voltar para as novelas da Globo?
Bial perguntou se é verdade que ela estará no elenco de Três Graças, próxima novela de Aguinaldo Silva. Regina afirmou que não sabe de nada, mas perguntou se existe alguma personagem muda neste folhetim — já que ela cansou de decorar falar por tantos anos. O apresentador, então, se ofereceu para “falar com o Agnaldo” em prol da colega. A presença da atriz no programa, contudo, aponta para uma reaproximação dela com a emissora.