A última pá de cal que faltava para enterrar o ‘BBB 25’ na Globo
Reality apresentado por Tadeu Schmidt se provou um fracasso de audiência e termina nesta terça-feira, 22

A Globo se esforçou para montar uma programação especial ao longo de 2025 para celebrar o aniversário de 60 anos da emissora. A maior aposta, que vinha sendo planejada há meses, é o remake de Vale Tudo, no ar desde 31 de março, mas outro programa que a empresa esperava que fosse um sucesso neste ano era o BBB 25 — mas o reality se provou um grande fracasso de audiência e repercussão. A competição entre famosos e anônimos chega ao fim, finalmente, nesta terça-feira, 22, mas pouca gente se importa com quem vai ganhar a edição de Bodas de Prata, já que o formato enfrenta uma nova fase de esgotamento e porque o programa ainda precisa lidar com o revés de coincidir com o dia seguinte à morte do papa Francisco, declarado morto na segunda, 21, com o Brasil e o mundo voltando sua atenção para a despedida do pontífice. Este timing ruim é definitivamente a última pá de cal para enterrar o Big Brother Brasil 25, que mal terminou, mas já tem um gosto esquecível como outras edições tediosas.
De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos por VEJA, o BBB 25 registrou uma média de 16 pontos na Grande São Paulo, sendo o pior resultado de uma edição do reality na história do programa, que está no ar desde 2002. Não ajudou o fato de Mania de Você também ter ido mal no ibope, já que a novela das 9 que antecedeu Vale Tudo também terminou como a pior da faixa histórica, com 21 pontos.
Outro ponto que prejudicou bastante o programa comandado por Tadeu Schmidt foi o elenco fraco, apático e indisposto a gerar conflitos e se engajar na competição. A maioria pareceu mais preocupada com a imagem, visando contratos publicitários no pós-reality do que com o jogo. Boa parte do público não se interessou pelos pequenos conflitos que de vez em quando movimentavam a casa. Sobrou para alguns fãs dedicados a tarefa de votar nos paredões, mas fica claro que o sucesso de repercussão de edições pandêmicas como o BBB 20 e BBB 21 jamais será repetido.
Aniversário da Globo
A emissora ainda precisa equilibrar o clima festivo que tinha programado para esta semana, repleta de programas especiais e homenagens que celebram a história da Globo, com o luto em respeito ao líder religioso. No dia 26 de abril, próximo sábado, é o aniversário da fundação da empresa, que surgiu em 1965. Coincidentemente, será a data do início do funeral do papa Francisco — um verdadeiro balde de água fria para a emissora, que terá que encaixar a cobertura jornalística do evento dentro da grade.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial