A publicação enigmática de Rodrigo Bocardi após saída da Globo
Ex-âncora do 'Bom Dia São Paulo' foi demitido da emissora por “descumprir normas éticas”, mas já negocia com outras empresas

Demitido da Globo na última quinta-feira, 30, Rodrigo Bocardi fez uma publicação enigmática em seu Instagram na manhã desta segunda, 3, dando a entender que já está em negociação com outra empresa. Em um vídeo em que desejava bom dia para seus seguidores e fãs, o ex-âncora do Bom Dia São Paulo surgiu animado com uma reunião. “Quantas ideias, quantas possibilidades para mantermos viva essa nossa conexão, que a gente sabe que é muito forte. Quantas histórias pela frente ainda, isso é fascinante. Me convidaram para um café, vamos tomar esse café. O que será que vem pela frente. Sentimento que já já Rodrigo Bocardi volta já. Boa semana!”, disse o apresentador. No feed da mesma rede social, ele também publicou a foto de um café.
Demissão de Bocardi da Globo
O anúncio da demissão de Rodrigo Bocardi na noite da quinta-feira 30 pegou os funcionários da Globo de surpresa. Âncora do Bom Dia São Paulo até ontem, o apresentador foi desligado por “descumprir normas éticas do jornalismo” da emissora, que não deu mais explicações sobre a dispensa. Segundo apurou VEJA, o clima nas redações de São Paulo e Rio de Janeiro ficou tenso devido à forma como foi feito o comunicado.
Por meio de uma nota enviada à imprensa no começo da noite, a Globo informou que Sabina Simonato vai assumir interinamente o Bom Dia São Paulo, acumulando a função junto com a apresentação do Bom Dia Sábado — que dividirá com Marcelo Pereira, novo telejornal da casa que estreia amanhã, 1º de março. Na mesma nota, como rodapé, a emissora também comunicou a demissão de Bocardi: “Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista (Bom Dia SP), foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance”.
O tom do comunicado foi incomum, já que a empresa costuma informar desligamentos feitos em “comum acordo”, agradece os serviços prestados, além de destacar a jornada do profissional dentro da empresa. Esse fato gerou burburinhos entre os agora ex-colegas do jornalista, que também especulam os motivos de sua saída. Muitas teorias são debatidas nos corredores, mas nenhuma confirmação oficial foi dada nem pela Globo, nem por Bocardi, que ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto.
Procurado por VEJA, Rodrigo Bocardi ainda não retornou às tentativas de contato.
Sem mágoas da Globo
Rodrigo Bocardi se manifestou sobre sua demissão na noite da sexta-feira 31. Em um vídeo, o jornalista declarou estar de consciência tranquila. “Tá tudo bem. Que dia, hein. Não queria passar tanto tempo sem vir dar uma satisfação pra vocês depois do grande susto de ontem. Vou fazer um depoimento aqui no improviso, da maneira que eu gosto, para agradecer à Globo, fora, 25 anos, um quarto de século, quanto aprendizado, quanta oportunidade. A gente fez muita coisa, a gente chorou, sorriu, se divertiu. Eu quero dizer para vocês que nesse período eu atuei da mesma forma, foram 25 anos com os mesmos princípios. Então, é isso que deixa a minha consciência tranquila, bem tranquila”, declarou o ex-âncora do Bom Dia São Paulo no vídeo.
O apresentador também se dirigiu ao público: “A gente conseguiu construir essa conexão crescente, forte, potente, de todos os dias, de interação, de respeito, carinho comigo, que eu só agradeço. Isso é especial. E de críticas contundentes também”. Bocardi avisou que aparecerá mais nas redes sociais daqui para a frente, mas não excluiu a possibilidade de ir para outra emissora. “Tem um futuro bonito aí, temos muitos caminhos para percorrermos juntos. Fique bem, aceite a minha tranquilidade. Um agradecimento a vocês, um agradecimento à TV Globo, boa sorte ao Bom Dia São Paulo, que continue sendo a potência que sempre foi. Um beijo grande”, concluiu ele.
Bocardi na Globo
Formado em jornalismo em 1997, Rodrigo Bocardi entrou na Globo em 1999 como editor de texto do SPTV – 2ª edição, o SP2, onde trabalhou na função por um mês até ser transferido para o cargo de editor de economia. Ele também foi correspondente da Globo em Nova York por quatro anos, retornou ao Brasil em 2013, ano em que foi promovido a âncora do Bom Dia São Paulo.
Bocardi também fazia participações diárias no Bom Dia Brasil e entrava no rodízio de plantonistas do Jornal Nacional — inclusive comandou a edição do dia 25 de janeiro, sábado, dividindo a bancada com Ana Paula Araújo.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial