A opinião afiada de Leandro Hassum sobre os limites do humor
Comediante ponderou sobre o tema no Fantástico e alfinetou "colegas" de profissão
Entrevistado no Fantástico neste domingo, 31, o comediante Leandro Hassum foi questionado no quadro Pode Perguntar sobre os limites do humor e de piadas ofensivas, e respondeu com uma alfinetada. “O meu primeiro impulso é dizer que não tem que ter limite no humor para um humorista, para um comediante. O que acontece hoje em dia é que se está dando palco para muitas pessoas que não são comediantes se intitularem comediantes e se acharem no direito de em cima de um palco falar qualquer coisa”, atestou ele.
Com uma carreira extensa na televisão e no cinema, Hassum atestou ainda que “um bom comediante” e “atores de comédia” tem a capacidade de “reajustar suas piadas” para que elas sejam um humor inclusivo, e não piadas que afastem as pessoas. Ele explicou também que sente falta do programa O Caras de Pau e do “humor ingênuo” que a atração tinha. “Faz falta no Brasil hoje em dia um humor onde a gente não está polarizando nada, polemizando nada, a gente só quer tirar risada”, atestou ele.
Tema complexo, o debate sobre os limites do humor é antigo, mas voltou à tona recentemente com a condenação de Leo Lins por piadas preconceituosas. Publicado em 2022, no YouTube, o vídeo julgado pela justiça inclui uma série de declarações contra minorias, incluindo negros, idosos, obesos, indígenas, nordestinos, judeus, pessoas LGBTQIA+ e até piadas com pedofilia. A sentença destaca que os discursos do humorista “estimulam a propagação de violência verbal na sociedade e fomentam a intolerância”, mas recebeu acusações de censura.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Haddad faz aceno a Motta e Alcolumbre e manda recado
Bolsonaro e aliados presos: o que está previsto para esta quarta
Processo de Zambelli será destravado na CCJ na próxima semana
Brasil lança plano para cortar emissões da indústria na COP30
Salão do Automóvel muda de cara e dono: mais tecnológico e asiático







