A fala de Fátima em ‘Vale Tudo’ que causou revolta em fiéis da Umbanda
Ao discutir sua relação com o golpista César, a vilã de 'Vale Tudo' usou uma entidade das religiões de matriz africana como xingamento e não foi repreendida

A vilã Maria de Fátima (Bella Campos) rapidamente se tornou uma personagem que o público de Vale Tudo ama odiar, graças a trambiques com certa veia cômica e suas investidas em uma carreira de influenciadora — que já resultam em um perfil oficial com mais de 300.000 seguidores no Instagram do mundo real. Uma atitude sua no capítulo desta quinta-feira, 17, porém, foi longe demais para parte dos espectadores, que foram surpreendidos por uma menção da personagem ao Tranca Rua, figura que agrupa entidades da Umbanda e do Candomblé. A fala não estava presente no folhetim original de 1988.
Taki!!! pic.twitter.com/t4FsGVLbaw
— 🎗Flavia Leticia🎓 (@FlaTvrs) April 18, 2025
Questionada sobre César (Cauã Reymond), Fátima diz: “Quero nem falar desse atraso de vida. Se Deus quiser, eu nunca mais encontro esse Tranca Rua na minha frente”. A menção iguala o termo a um xingamento e foi apontada como tentativa de demonizar a crença por usuários do X, antigo Twitter, já que não é questionada ou apontada como errônea pela personagem com quem Fátima conversa ou pelo tom da cena. Um dos usuários da rede, o ex-BBB Andre Gabeh, acusou a fala de ser sintoma da direção da TV Globo, encabeçada por Amauri Soares, que estaria “bombando conteúdo evangélico”. Os protagonistas da próxima novela das sete, Dona de Mim, serão evangélicos. Outro apontou que Maria de Fátima poderia ter dito qualquer coisa, mas que a roteirista Manuela Dias ainda assim preferiu “usar o nome de uma entidade que pertence a uma religião que sofre muito preconceito”.
A Novela já está toda cagada e a autora ainda coloca TRANCA RUA como adjetivo negativo na boca de quem? De Maria de Fátima. Não Creio.
O último conhecido que fez graça com Trança Rua foi o ex prefeito Crivella… Deu muito ruim mesmo pro lado dele.
Pra que, meu Deus!!!???— ig: @euandregabeh (@andregabeh) April 18, 2025
Por outro lado, alguns espectadores não viram nada demais na cena, defendendo que vilãs devem, sim, repercutir falas questionáveis e problemáticas. “Sai coisa muito pior da boca da Odete”, disse uma, enquanto outro fã da novela apontou que Manuela Dias é adepta do candomblé. Em entrevista à revista Marie Claire, a autora frisou: “Eu sou do candomblé, baiana, do axé, mas adoro a Bíblia.”
Qual é a entidade de matriz africana atacada por Maria de Fátima?
O Tranca Rua (ou Tranca Ruas) é um agrupamento de exus responsável pela limpeza astral dos caminhos e pela proteção de seus fiéis, abrindo ou fechando rotas. Sua representação iconográfica costuma carregar um tridente e, por isso, é equivocadamente associada a figuras demoníacas de religiões cristãs. Em 2024, a cantora Ludmilla também foi acusada de intolerância religiosa ao transmitir uma imagem que dizia “só Jesus expulsa o Tranca Rua das pessoas” no telão de seu show no festival Coachella, na Califórnia.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial