A briga acirrada por audiência dos canais de notícia da TV paga em 2024
Dados obtidos por VEJA mostram que a GloboNews foi a grande vencedora do ano, mas dois concorrentes disputaram com afinco a vice-liderança

A briga por audiência dos canais de notícias da TV paga foi acirrada em 2024. A GloboNews manteve sua liderança isolada, mas duas concorrentes disputaram a vice-liderança com bastante afinco. De acordo com dados da Kantar Ibope Media obtidos por VEJA com fontes do mercado publicitário, o canal noticioso da Globo registrou 0,33 ponto na média 24h de domingo a segunda no território nacional, enquanto Record News — considerando apenas seus dados na PayTV — e a Jovem Pan News empataram no segundo lugar com 0,08 ponto. Na sequência, a CNN Brasil registrou 0,07 ponto, e a Band News marcou 0,06 ponto.
Vale ressaltar que a Record News está presente tanto na TV aberta em diversas praças, quanto na TV paga nacionalmente. Somando os resultados dos dois tipos de sinal, o canal registrou, de janeiro a novembro deste ano, uma média de 0,12 ponto, ficando na frente da GloboNews — que só tem sinal na PayTV — que teria 0,10 ponto neste comparativo que dá vantagem para o braço da emissora de Edir Macedo.
Neste ano, a liderança isolada da GloboNews significou uma audiência 539% acima da quarta colocada, BandNews, com destaque nas coberturas do primeiro turno das eleições municipais, em 6 de outubro, quando 3,9 milhões de pessoas foram alcançadas; além da prisão do general Walter Braga Neto, no dia 14 de dezembro, quando o canal registrou um share (participação no total de televisores ligados) de 5,14% no total do dia — o maior registrado em um sábado em 2024 e número que representou uma participação 48% maior do que o das quatro semanas anteriores do canal.
Segundo dados da Band, na média 24 horas, a BandNews cresceu 8% na audiência neste ano em relação a 2023, levando em consideração a média de janeiro a dezembro do ano passado com a média de janeiro a novembro de 2024, além do aumento de 5% em share e de 18% no tempo médio assistido.
A CNN informou que alcançou 30 milhões de pessoas no mesmo período, de janeiro a novembro.
Lançado em novembro deste ano, o canal Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, declarou em nota que alcançou 5,7 milhões de indivíduos nas 15 regiões medidas pela Kantar Ibope, em todo país. Já na sua estratégia multiplataforma, contando todos os seus perfis em mídias sociais, Google Analytics e pageviews, os números são maiores: 14,2 milhões de pessoas.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial