Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

A audiência expressiva que o streaming “rouba” da televisão

Plataformas digitais têm avançado no gosto do público em comparação com a TV, aponta pesquisa

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 jan 2025, 11h15 - Publicado em 27 jan 2025, 09h45

A Kantar Ibope Media revelou, recentemente, um relatório com números de audiência da televisão linear e do streaming. Os dados dão uma ideia da porcentagem de público que “migrou” da TV aberta e por assinatura para as plataformas digitais. Segundo os dados, os streamings concentram, hoje, 20,1% da audiência domiciliar, contra 79,9% da televisão linear.

Os dados foram coletados em 15 regiões metropolitanas brasileiras, e agregam o consumo feito por meio de aparelhos de televisão, excluindo smartphones, tablets e laptops. Se considerados outros dispositivos, a audiência das plataformas digitais sobre para 31,6%, incluindo também redes sociais como o TikTok. Embora a televisão ainda lidere com folga, o streaming vêm avançado a passos largos nos últimos anos. Tradicional na internet, o YouTube lidera o ranking com uma fatia de 12,6%. Entre as plataformas tradicionais, a Netflix sai na frente com 4,6%, seguida de Globoplay (1,1%), Prime Video (0,9%) e Max, Disney+ e Outros (0,3% cada). 

Já na televisão linear, os canais abertos concentram a maioria esmagadora da audiência, com 71% contra 8,9% que fica com as emissoras por assinatura. Unindo a audiência dos streaming, portanto, eles superam a televisão fechada, que vem caindo cada vez mais em desuso com as possibilidades de conteúdos oferecidas pelas plataformas digitais — incluindo, por exemplo, a transmissão de esportes ao vivo, que avançam no YouTube, Disney+, Prime Video, Max e, recentemente, até mesmo na Netflix.

Nos Estados Unidos, a disputa é mais equilibrada. Segundo um relatório da Nielsen, em dezembro de 2024, as plataformas digitais concentravam 43% da audiência do país, contra 46,2% da união de televisão aberta e fechada — com a TV por assinatura, inclusive, levemente à frente.

.
Audiência da televisão e do streaming em dezembro de 2024 (Kantar Ibope Media/Reprodução)
Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.