Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

O Congresso se queixa do STF pelo motivo errado

O Legislativo lembra um pouco a irmã da Cinderela

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h43 - Publicado em 3 abr 2024, 14h24

Há duas decisões especialmente importantes sendo tomadas pela Justiça nesta semana.

Uma está no STF e é sobre o artigo 142 da Constituição, que regula o que são as Forças Armadas e em que condições podem ser convocadas pelos Poderes da República. É especialmente mal escrito, e há anos dá margem aos golpistas para defender “intervenção militar constitucional”.

Outra está no TRE/PR e é sobre abuso de poder econômico na pré-campanha por parte de Sergio Moro. É um tanto esdrúxula, porque não existe legislação sobre quanto se pode gastar ou não na pré-campanha, fase que formalmente nem sequer existe.

O vácuo legal sobre o que é aceitável ou não durante a pré-campanha é um problema recorrente, e grave, que impede que todos os candidatos sejam julgados com os mesmos critérios, e abre margem para casuísmos e injustiças.

O Congresso vive reclamando que o Judiciário é ativista, que toma decisões que equivalem a legislar. Que invade, portanto, a competência do Legislativo. Como no caso da decisão sobre a maconha. Ou do marco temporal das terras indígenas. Ou do aborto.

Continua após a publicidade

Se o Congresso tivesse reescrito o artigo 142, o risco corrido pela democracia teria sido menor. Se tivesse criado legislação para a pré-campanha, o julgamento de Moro não seria o circo que é, nem teria o resultado necessariamente discutível que terá.

O Congresso só se mexe quando se sente incomodado pela presença do Supremo em seu quintal. Lembra um pouco a meia-irmã da Cinderela, que joga um vestido fora, mas depois, quando o vê na futura princesa, se irrita e o exige de volta.

(Por Ricardo Rangel em 03/04/2024)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.