Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Vitória de presidente deflagra protestos no Irã

Confirmação de reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, com 62,7%, leva oposição às ruas; derrotado acusa “irregularidades em massa’ Polícia reage com violência a manifestações, e repórter da Folha é agredido; escolas são fechadas, e sistemas de informação são restritos Olivier Laban-Mattel/France Presse   Apoiadores de Mousavi em confronto com a polícia em Teerã Por Raul Juste […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 22h15 - Publicado em 14 jun 2009, 07h57

Confirmação de reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, com 62,7%, leva oposição às ruas; derrotado acusa “irregularidades em massa’

Polícia reage com violência a manifestações, e repórter da Folha é agredido; escolas são fechadas, e sistemas de informação são restritos

Olivier Laban-Mattel/France Presse
 

Apoiadores de Mousavi em confronto com a polícia em Teerã

Por Raul Juste Lores, na Folha:
Centenas de protestos aconteceram ontem no Irã, após o Conselho Eleitoral divulgar a vitória do presidente Mahmoud Ahmadinejad, com 62,7% dos votos.
Ele derrotou o reformista moderado Mir Hossein Mousavi, que teve 33,7% dos votos. O opositor disse que houve “irregularidades em massa” e pediu a anulação das eleições.
Os comitês dos candidatos reformistas, Mousavi e Mehdi Karubi, amanheceram cercados por paramilitares. Em sua página na internet, Mousavi pediu calma aos partidários para evitar ainda mais violência.
Ahmadinejad disse, em comunicado televisivo, que o resultado “é uma grande vitória” e acusou a imprensa internacional estar “totalmente mobilizada contra o nosso povo”.
O presidente, no cargo desde 2005, tem previsto para a manhã deste domingo um comício na praça Azadi (“liberdade”) .
Nas últimas semanas, a grave crise econômica, racha inédito na liderança islâmica e bem-sucedida campanha entre jovens e mulheres tinham tirado o favoritismo de Ahmadinejad.
Várias medidas de segurança foram implementadas. Estão proibidos comícios e reuniões públicas até segunda ordem.
As universidades iranianas foram fechadas por ordem ministerial e provas marcadas no fim de semana, em temporada de exame, foram adiadas.
O serviço de mensagens enviadas por celulares foi suspenso anteontem e funcionou precariamente ao longo do sábado, assim como a telefonia celular.
Várias cidades ficaram sem internet. Sites da campanha de Mousavi, inclusive seu boletim de notícias, estavam bloqueados na manhã de ontem.
A TV estatal não para de exibir mensagens pedindo “calma e aceitação dos resultados”, e são exibidas imagens de líderes reformistas pedindo “calma” -ainda que esses depoimentos tenham sido gravados na semana passada, em outro contexto. Aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.