Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

ESTUDANTES DA UnB TIRAM A ROUPA EM PROTESTO CONTRA O CASO GEISY: QUANDO DOIS ATRASOS SE OPÕEM E SE COMBINAM

httpv://www.youtube.com/watch?v=xmV4Mblri3c Muito modestamente, considero que a decisão da Uniban de revogar a expulsão de Geisy Arruda é uma conquista deste blog. Se vocês refizerem o percurso, aqui começou a justa, correta e decente corrente da indignação, que acabou mobilizando o país — independentemente até dos posicionamentos ideológicos deste ou daquele. E os princípios e as […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 5 jun 2024, 18h34 - Publicado em 11 nov 2009, 21h24

httpv://www.youtube.com/watch?v=xmV4Mblri3c

Muito modestamente, considero que a decisão da Uniban de revogar a expulsão de Geisy Arruda é uma conquista deste blog. Se vocês refizerem o percurso, aqui começou a justa, correta e decente corrente da indignação, que acabou mobilizando o país — independentemente até dos posicionamentos ideológicos deste ou daquele. E os princípios e as premissas que orientaram o meu posicionamento — o que alguns poucos não entenderam até agora — são a inviolabilidade do corpo e o triunfo da lei. Como já deixei claro aqui, uma sociedade que cai no vale-tudo opta pela anomia, pela desordem, pela indisciplina, pela falta de hierarquia de valores — todas essas coisas ditas “conservadoras” que, nos países em que a democracia funciona à perfeição, servem para garantir a liberdade do homem. Ameaçar uma garota com linchamento e estupro, ainda que de forma, vá lá, simbólica, é sintoma de uma grave doença.

Pois bem… Numa reação um tanto tardia, estudantes da Universidade de Brasília — não todos, é claro, um pequeno grupo — decidiram protestar contra o caso Geisy. Só existe uma coisa tão cafona — atrasada, bocó, passadista, idiota mesmo — quanto tentar linchar alguém que usa uma roupa considerada inadequada: ficar pelado em sinal de protesto.

Entenderam o ponto? São atrasos opostos, mas que se combinam. De um lado, um moralismo tosco, que, em nome de um suposto decoro, não reconhece direitos individuais; de outro, gente que ainda acha que, sei lá, se mostrar o traseiro, os seios ou ou o Zezinho, vai ofender os satanizados “moral e bons costumes”. Uns não saíram das trevas ancestrais; os outros continuam em meados do século 20… Ou nem tanto. Na UnB, algumas moças tiraram o sutiã — ainda isso!!! —, mas, ao menos, mostraram a cara. Alguns rapazes, muito revolucionários, resolveram mostrar a cueca, mas esconder a cara. Talvez seja pra não deixar a mamãe chocada. Tenham paciência!

Quando é que uns e outros vão entender que revolucionário mesmo é respeitar O OUTRO e SE respeitar; quando é que uns e outros vão entender que revolucionário mesmo é distinguir a intimidade da praça pública?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.