Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

Chamem aquele “inteliquitual” para explicar! Direção do PT, sob o comando de Lula, esmaga João da Costa, prefeito de Recife, que estuda deixar o partido

Chamem correndo aquele “cientista político” da Fundação Getúlio Vargas que escreveu nesta terça um artigo para a Folha… Como é mesmo nome dele? Esperem aí. Achei! É Cláudio Gonçalves Couto. Ele tem uma tese interessantíssima sobre Lula e o PT. Não importa a imposição que Lula faça ao partido, jamais se estará diante de um […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 08h41 - Publicado em 5 jun 2012, 21h13

Chamem correndo aquele “cientista político” da Fundação Getúlio Vargas que escreveu nesta terça um artigo para a Folha… Como é mesmo nome dele? Esperem aí. Achei! É Cláudio Gonçalves Couto. Ele tem uma tese interessantíssima sobre Lula e o PT. Não importa a imposição que Lula faça ao partido, jamais se estará diante de um caso de caciquismo porque “o PT é um partido em que a lógica da organização tende a prevalecer sobre caciquismos. A unção de Lula funciona (…) porque se coaduna com os interesses mais amplos e de longo prazo da organização.Compreenderam?

Estou chamando o concurso de Couto para que ele aplauda e justifique mais um ato genial do Babalorixá de Banânia. O prefeito de Recife, João da Costa, esteve em São Paulo nesta terça para discutir com a direção nacional do partido uma saída para o impasse que o partido vive na capital pernambucana. Ele era candidato à reeleição e venceu as prévias contra Maurício Rands, candidato de Lula, da cúpula do partido e do governador Eduardo Campos, que é do PSB e não se dá com o prefeito. Muito bem! Lula bateu o porrete na mesa — sabem como são esses homens cuja vontade se “coadunam com os interesses da organização…” — e decidiu que o candidato seria um tertius: Humberto Costa, hoje líder do PT no Senado.

Costa não havia aceitado a decisão. Tentou resistir. Marcou a reunião com a cúpula, mas a abandonou no meio, atropelado pelos chefões. Deixaram claro que não havia a menor hipótese de ele ser candidato e que a decisão já estava tomada. Até porque a sua cabeça é um dos preços que Eduardo Campos cobra para o PSB fechar um acordo com Haddad em São Paulo. A conta de Lula é de chegada: aposta que Humberto Costa se elege em Recife e precisa desesperadamente do tempo do PSB na capital paulista. Que isso custe atropelar o prefeito de Recife e as prévias, bem… Couto diria que isso é o de menos para um líder que encarna com tanta grandeza a vontade da “organização”!

João da Costa jogou a toalha. Interrompeu o encontro e já sabe que o candidato será o outro Costa, o Humberto. Só não tem a certeza se vai aceitar ou não decisão. Acenou com a possibilidade de deixar o PT: “Não disse que estou acatando [a decisão]. Mas também posso não acatar e sair do partido”.

É uma democracia como nunca antes se viu na história destepaiz!!!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.