Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

A justa homenagem do Supremo a Ayres Britto

A fotografia de Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo, passou a integrar a galeria de ex-presidente do tribunal. Neste blog, discordei muitas vezes de Britto; concordei com eles outras tantas. Uma coisa, no entanto, é certa: tanto num caso como no outro, eu lhe reconhecia independência intelectual. Não há um só ato seu que não […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 03h54 - Publicado em 8 Maio 2014, 04h36

A fotografia de Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo, passou a integrar a galeria de ex-presidente do tribunal. Neste blog, discordei muitas vezes de Britto; concordei com eles outras tantas. Uma coisa, no entanto, é certa: tanto num caso como no outro, eu lhe reconhecia independência intelectual. Não há um só ato seu que não tenha concorrido para fortalecer a democracia e o estado de direito. A ele devemos também uma compreensão verdadeiramente iluminada sobre o valor da liberdade de imprensa. Abaixo, a foto da solenidade e o texto publicado no site do STF.

A foto do ministro aposentado Ayres Britto foi incluída na galeria de ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), em tradicional cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (7), no Salão Branco da Corte. Ele foi o 43º ministro do regime republicano a presidir o STF.

ayres-britto

O atual presidente do Tribunal, ministro Joaquim Barbosa, declarou que o trabalho de Ayres Britto na Suprema Corte é “um exemplo para todos”. Ele enalteceu a ética e o saber jurídico do ministro aposentado e lamentou o fato de sua presidência ter sido encerrada antecipadamente, em novembro de 2012, por imposição constitucional, quando ele completou 70 anos.

“A presidência do ministro Ayres Britto foi esplendorosa e evidenciou a todo o país a sua devoção à causa pública. O seu saber jurídico e humanístico, a justeza de seus posicionamentos, sua excepcional cordialidade e alegria resplandecem no STF por meio de seu legado, não apenas durante a presidência, mas também por meio dos relevantes casos julgados sob sua relatoria”, ressaltou Barbosa.

Continua após a publicidade

Em discurso improvisado e emocionado, Ayres Britto agradeceu aos ministros com os quais trabalhou. “São todos competentíssimos e pude aprender muito com eles”, afirmou. O ex-presidente do STF também declarou sua felicidade por ter trabalhado na Suprema Corte, lembrando que foi “feliz, totalmente feliz” nesta Casa.

O evento contou com a presença de ministros do STF, magistrados e políticos, além de amigos e familiares de Ayres Britto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.