Visitantes estrangeiros movimentaram US$ 6,62 bilhões no país até novembro
O valor é o maior já registrado nos 11 primeiros meses do setor desde o início da série histórica, em 1995

Visitantes internacionais movimentaram 6,62 bilhões de dólares na economia brasileira de janeiro a novembro deste ano, de acordo com dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério do Turismo. Na cotação atual, o montante representa aproximadamente 40,7 bilhões de reais.
O valor é o maior já registrado nos 11 primeiros meses do setor desde o início da série histórica, em 1995, superando até os 6,3 bilhões de dólares de 2014, quando houve a Copa do Mundo no país.
Além dos gastos de estrangeiros, uma pesquisa realizada recentemente pelo ministério indica que quase 60 milhões de brasileiros planejam viajar pelo país de dezembro a fevereiro, com um gasto médio de 2.500 reais. O valor é 34% maior que o do mesmo período de 2023.
“Isso é mais uma prova da inequívoca contribuição do turismo à economia. A CNC [Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo] aponta que o setor deve faturar 157 bilhões de reais até fevereiro, o melhor resultado em dez anos. E há a previsão de 76.000 empregos temporários no setor nesse período”, afirma o ministro do Turismo, Celso Sabino.