Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Valec e a fraude na Norte-Sul

O Ministério Público Federal em Goiás entrou com ação de improbidade administrativa contra o presidente da Valec, José Francisco das Neves, por fraudes na construção da ferrovia Norte-Sul. Juquinha, como é conhecido, é um dos acusados de ter direcionado a licitação de um trecho da obra de 105 quilômetros, o que, pelas contas do MP, […]

Por Da Redação Atualizado em 31 jul 2020, 12h18 - Publicado em 11 abr 2011, 16h38

O Ministério Público Federal em Goiás entrou com ação de improbidade administrativa contra o presidente da Valec, José Francisco das Neves, por fraudes na construção da ferrovia Norte-Sul. Juquinha, como é conhecido, é um dos acusados de ter direcionado a licitação de um trecho da obra de 105 quilômetros, o que, pelas contas do MP, levou a um pagamento irregular de 48 milhões de reais para a empreiteiras beneficiada.

Apadrinhado de José Sarney, Ulisses Assad, então diretor de engenharia quando da licitação e ex-presidente da Valec, é outro apontado pelo procurador Hélio Telho como participante da fraude.

A propósito, o procurador lembra na ação de dezenove páginas a influência de Sarney nessa área. Segundo ele, a “organização criminosa não pode ser desvendada” porque o STJ liberou Fernando Sarney, o filho do presidente do Senado e um dos investigados pela Polícia Federal, ter acesso à investigação antes que todas as diligências tivessem sido cumpridas. Outro fato é que um grampo telefônico da conversa entre Sarney e seu filho revelou que a integrantes da Abin e do Banco da Amazônia vazaram as informações sobre as fraudes na Valec, levando o desaparecimento de provas.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.