Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TRF-1 tranca ação da operação Rizoma contra ex-auxiliar de Dirceu

Processo na Justiça Federal apura suspeitas de fraude em fundos de pensão; Marcelo Sereno foi secretário de comunicação do PT

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 fev 2022, 19h02

O TRF-1 acaba de trancar a ação penal oriunda da operação Rizoma contra Marcelo Sereno, ex-secretário de comunicação do PT e ex-auxiliar de José Dirceu em sua gestão na Casa Civil do governo Lula.

A operação apura suspeitas de desvios de recursos de fundos de pensão ligados a estatais. Sereno foi acusado por suspeita de indicar nomes de dirigentes dos fundos responsáveis por tocar o esquema, o que ele nega.

Segundo a defesa de Sereno, a ação penal foi toda ela baseada na palavra de um colaborador, o que não seria suficiente para instruir o processo. O delator também não teria apresentado provas de tudo o que disse.

A desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso acolheu habeas corpus impetrado pela defesa de Sereno e concedeu liminar suspendendo os efeitos da ação penal até agora.

“Ressalto que a colaboração premiada é apenas meio de obtenção de prova, ou seja, é um instrumento para colheita de documentos que poderão ser úteis à persecução penal, de forma que não constitui elemento probatório em si mesma. Verifica-se, assim, neste momento, a existência de teratologia ou manifesta ilegalidade no processamento da ação penal de fundo apta a justificar o deferimento da medida postulada neste momento processual”, registra a magistrada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.