Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

TRE-PR multa Requião em R$ 5 mil por ofensas a Ratinho Júnior

Petista disse que governador participa de ‘negociatas’ e que sua gestão não investiu no Estado

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 ago 2022, 16h57 - Publicado em 17 ago 2022, 14h11

O candidato do PT ao Governo do Paraná, Roberto Requião, foi multado em 5.000 reais pelo TRE do estado por dizer que a gestão do governador Ratinho Júnior (PSD), seu rival na corrida ao Palácio do Iguaçu, não investe no Estado e que o dinheiro estaria indo “para fora” em “negociatas”.

O tribunal considerou que o petista utilizou informações sabidamente falsas para ofender a honra de seu adversário e o condenou por propaganda eleitoral negativa antecipada, dado que a fala, dita em um programa de rádio no dia 25 de julho, foi reproduzida nas redes do então pré-candidato antes de 16 de agosto, data em que a propaganda passou a ser permitida. O processo teve origem com uma representação do PSD.

“O governo do Rato não investiu no Paraná. É o investimento mais baixo da história do Estado. O Paraná é o vigésimo estado em investimento, sendo o quarto maior estado em PIB. O dinheiro está indo para fora, só negociata”, diz a mensagem publicada no Twitter de Requião.

Uma liminar já havia sido concedida para retirar a postagem do ar em 24 horas sob pena de multa diária de 10.000 reais, mas foi alvo de contestação. Em decisão desta terça-feira, o juiz auxiliar do TRE-PR Roberto Aurichio Junior manteve a liminar e entendeu que os dados apresentados por Requião não eram prova de que o governo de Ratinho realmente não havia investido no Paraná. Segundo o magistrado, “a publicação impugnada extrapola a mera crítica política ou partidária”.

“As frases relacionam práticas negativas como ‘O governo do Rato não investiu no Paraná’ e, ainda, ‘O dinheiro está indo para fora, só negociata’, com a intenção evidente de ofender a honra
e desvalorizar o atual governo, restando clara a propaganda eleitoral negativa”, diz o juiz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.