Senador quer convocar Mauro Vieira por posts de diplomata sobre Israel
Lotada na embaixada brasileira em Mascate, sultanato de Omã, Cláudia Assaf fez publicações chamando o atual governo de Israel de “regime nazissionista”

O senador Magno Malta (PL-ES) quer convocar o chanceler Mauro Vieira à Comissão de Relações Exteriores para dar explicações sobre publicações em que a diplomata Cláudia Assaf chama o governo de Israel de “regime nazissionista”.
Atualmente, Assaf trabalha na embaixada brasileira em Mascate, sultanato de Omã. Em perfis nas redes sociais, ela destaca que suas opiniões “NÃO REFLETEM OPINIÃO DO ITAMARATY”.
Em uma das publicações no Instagram juntadas por Malta ao requerimento de convocação, a diplomata questionou, em 21 de dezembro de 2024, “quando esses vermes do regime nazissionista de Israel vão parar de explodir civis”.
Assaf também se manifestou sobre a recente polêmica envolvendo a vinda de um soldado isralense ao Brasil, escrevendo: “Denuncie se o vir por aí. Assassinou civis inocentes em Gaza e veio farrear no Brasil. O soldado se chama Yuval Vagdani e sua última localização conhecida é Morro de São Paulo, Bahia.”
Segundo o senador do PL, as publicações em dois perfis do Instagram “envolvem declarações com conteúdo antissemitas no contexto da guerra entre Israel e o grupo Hamas, em que a diplomata expressou opiniões que merecem esclarecimentos sobre sua postura como representante diplomática do Brasil”.