Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sem consenso, Pacheco adia votação da PEC que aumentaria salário de juízes

O presidente do Senado defendeu a proposta e sinalizou que quer levá-la novamente ao plenário até antes do recesso parlamentar de dezembro

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 nov 2022, 19h41

Depois de muita discussão na sessão do plenário desta quarta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, atendeu o pedido de um grupo de senadores e decidiu adiar a votação da PEC que estabelece o pagamento de adicional no salário por tempo de serviço a juízes e membros do Ministério Público da União, dos estados e do Distrito Federal.

Apresentada em 2013 pelo então senador Gim Argello, o texto resgata o chamado quinquênio (adicional de 5% do salário a cada cinco anos). O benefício em questão foi extinto em 2005. Livre do teto constitucional, atualmente fixado em aproximadamente 39.200 reais, o reajuste pode chegar a 35% para alguns magistrados, de acordo com o Senado. A PEC institui uma “parcela mensal de valorização por tempo de exercício” na função.

Pacheco pediu boa vontade dos colegas para tentar chegar a um consenso político sobre a proposta até o recesso parlamentar de dezembro e disse que o relator do projeto, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), deverá apresentar uma estimativa do impacto orçamentário da medida.

O adiamento da votação foi pedido pelos senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), Paulo Rocha (PT-PA), Carlos Viana (PL-MG), Jaques Wagner (PT-BA), entre outros.

Pacheco, por sua vez, defendeu a medida e disse que trata-se de um compromisso com a Justiça brasileira. “É uma carreira de dedicação exclusivíssima, não podemos permitir que esta carreira seja aviltada, menosprezada, que não seja atrativa”, declarou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.