Renan atende pedido de Lula e marca data de sabatina do indicado para Abin
Luiz Fernando Corrêa foi escolhido por Lula no início de março para comandar a Agência Brasileira de Inteligência
Atendendo a um pedido de Lula, o senador Renan Calheiros marcou para as 11h desta quinta-feira a sabatina de Luiz Fernando Corrêa, indicado pelo presidente para ser o novo diretor-geral da Abin, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
A análise da indicação, formalizada há dois meses, estava inicialmente agendada para o dia 31 de março, mas foi adiada por Calheiros, que é chefe do colegiado e vinha “segurando” a sabatina desde então. Isso porque ele recebeu informações de que escolhidos de Corrêa para serem seus subordinados diretos na agência seriam “bolsonaristas”.
Na mesma data da indicação de Lula, Alessandro Moretti foi nomeado como diretor-adjunto da agência e vem comandando a Agência Brasileira de Inteligência interinamente. Os dois são delegados da PF — que foi comandada por Corrêa durante o segundo mandato do petista.
Renan também ficou incomodado com a nomeação de Paulo Maurício Fortunato Pinto como secretário de Planejamento e Gestão.
Ao adiar indefinidamente a sabatina, Calheiros tentava forçar a demissão de Moretti e de Paulo Maurício, o que não ocorreu. Lula aproveitou a viagem a Portugal e Espanha, na semana passada, para pedir ao senador que resolvesse a questão.
Na quinta, o chefe de comissão deverá fazer um alerta sobre o número 2 da Abin, mas reconhecer que a CRE não tem competência para sabatinar os subordinados da agência.