Quase dois meses após demissão, Lula efetiva novo presidente do EBC
Jean Lima comandava a Empresa Brasil de Comunicação interinamente desde 24 de outubro, quando foi oficializada a exoneração do jornalista Hélio Doyle

Presidente interino da EBC desde que o jornalista Hélio Doyle deixou o comando da estatal, há quase dois meses, Jean Lima foi efetivado no cargo nesta sexta-feira, com prazo de gestão até 30 de outubro de 2025.
Diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação até a saída do antecessor, por conta de um post nas redes sociais contra Israel sobre o conflito com o Hamas, ele foi nomeado pelo presidente Lula e pelo ministro Paulo Pimenta, chefe da Secom.
A exoneração de Doyle foi oficializada em 24 de outubro, mas anunciada por ele no dia 18 do mesmo mês, quando Lima assumiu a empresa interinamente.
Na mesma edição do Diário Oficial da União desta sexta, Lula e Pimenta nomearam Maíra Carneiro Bittencourt Maia para exercer o cargo de diretora-geral da EBC.

Currículo do novo presidente
Jeansley Charlles de Lima é doutor em história econômica pela USP e mestre em história social pela UnB, onde também se graduou em história.
Antes de assumir a diretoria-geral da EBC, ele foi consultor no governo federal durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, quando atuou na Secretaria de Relações Institucionais, na elaboração, execução e monitoramento de políticas públicas nas áreas da educação e alimentação escolar.
Ele também já ocupou a presidência da Companhia de Planejamento do Distrito Federal e do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF.