Projeto que aumenta em 250% produção de empresa de reciclagem avança em SP
Atualmente, somente 5% de materiais recicláveis da região chegam à Cooperativa 4RV

A cidade de Vinhedo (SP) implementou recentemente o programa Cidade Circular. Fruto de parceria entre a empresa de gestão ambiental Ambipar, a Prefeitura e as empresas Avery Dennison e Grupo Bignardi, o projeto visa fortalecer o processo de logística reversa na região, promovendo a economia de baixo carbono e impactando diretamente a renda dos profissionais da reciclagem.
A estratégia aposta em capacitação e parcerias estratégicas para aumentar em até 250% a capacidade produtiva da Cooperativa 4RV, companhia de reciclagem que atua no local. Para se ter uma ideia, o potencial de geração de recicláveis no município é de 12.000 toneladas anuais, mas apenas 5% desse total é encaminhado atualmente para a Central de Triagem da 4RV. A expectativa é que esse percentual suba para 20% em curto prazo, ampliando a reciclagem e reduzindo o volume de resíduos enviados para aterros sanitários
“A estratégia do Cidade Circular não só reduz o desperdício, como também eleva a renda dos trabalhadores e impulsiona a economia local”, explicou Juliana Navea, diretora de operações da unidade de pós-consumo da Ambipar.
Nos primeiros cinco meses de execução da metodologia Ambipar, a renda dos recicladores aumentou 12,5%, e a receita média da cooperativa local cresceu 82%. Além disso, treinamentos técnicos elevaram o preço médio do plástico reciclado em 162%, impulsionando ainda mais o setor.