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A proibição de caminhões na Marginal Tietê e o futuro do Rodoanel em SP

Governo estadual negocia concessão do trecho Norte com iniciativa privada; obras inacabadas somam oito anos de atraso e bilhões de reais aos cofres públicos

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 set 2021, 17h30

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) tem sido pressionado pelo governo estadual a editar uma portaria para proibir a circulação de caminhões na Marginal Tietê.

O motivo é agudo para a gestão Doria: acelerar a concessão do Rodoanel Norte, cujas obras inacabadas já somam oito anos de atraso e bilhões de reais despendidos aos cofres públicos. O trecho tem 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.

O texto em análise na Prefeitura barraria os caminhões na Marginal apenas após a transferência da operação à concessionária vencedora. Isso, porque ficou acertado que a empresa que levar a licitação terá de concluir a obra integralmente, com a única contrapartida de explorar os pedágios do trecho por 30 anos.

Dessa forma, o negócio só irá compensar se caminhões — responsáveis por grande parte da receita — tenham uma alternativa a menos para escapar das tarifas, sendo “afunilados” a passar pela rodovia.

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