PEC do fim da reeleição sai da pauta da CCJ do Senado a pedido do relator
Autor da proposta, Jorge Kajuru (PSB-GO) negou que o recuo tivesse relação com pedido de Lula para o mandato único ser de seis anos, e não de cinco anos

O presidente da CCJ do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), retirou a PEC do fim da reeleição da pauta da reunião da comissão nesta quarta-feira a pedido do relator da proposta, Marcelo Castro (MDB-PI).
Autor da PEC, Jorge Kajuru (PSB-GO) negou que o recuo tivesse relação com um suposto pedido do presidente Lula para o mandato único ser de seis anos, e não de cinco anos, como preconiza o texto.
“Nós tivemos um encontro, foi no ano passado, com (Lula) à noite, lá no Palácio, você (Otto Alencar) estava, o Marcelo (Castro) estava, o Weverton (Rocha) estava, e, quando se comentou sobre essa PEC, a PEC 12, do fim da reeleição, a partir de 2030, com o mandato de quatro para cinco anos e alinhando as eleições gerais no país a partir de 2030, eu me lembro de que não houve discórdia frontal do presidente Lula”, afirmou Kajuru.
“Ele apenas deu a opinião dele e, como se fosse hoje, a maioria dos senadores lá disse a ele: ‘presidente Lula, a gente prefere a PEC do Kajuru. A gente vai lutar pelos cinco anos, que é o melhor para uma gestão’”, acrescentou.