Paes compra prédio da União que Paulo Guedes não conseguiu vender
Edifício A Noite, o primeiro arranha-céu da América Latina, foi comprado por 28,9 milhões pela prefeitura carioca, que o revenderá à iniciativa privada
A gestão de Eduardo Paes na Prefeitura do Rio comprou por 28,9 milhões de reais o edifício A Noite, o primeiro arranha-céu da América Latina, na Praça Mauá, centro da cidade. O prédio abrigou a sede da histórica Rádio Nacional e compunha, desde 1940, o patrimônio da União.
O imóvel foi posto à venda em 2019, no início do governo de Jair Bolsonaro, pelo então ministro da Economia, Paulo Guedes, que ofereceu o bem em ao menos dois leilões à iniciativa privada que resultaram sem ofertas.
A ideia de Paes é revender o imóvel a algum investidor privado, que precisará bancar a sua reforma, sob os padrões definidos pelo Iphan por se tratar de um bem com a fachada tombada. Enquanto o comprador não aparece, a prefeitura arcará com os gastos de manutenção predial e segurança.
A compra é parte do plano do prefeito de recuperar o movimento no centro da cidade, área que foi muito afetada pelo fechamento de escritórios durante a pandemia. Paes disse que espera que o prédio vire ou um empreendimento residencial ou um hotel.