Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado; veja as datas

Provas que seriam realizadas no dia 5 de maio foram adiadas para 18 de agosto por conta do desastre climático no Rio Grande do Sul

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jul 2024, 12h16 - Publicado em 4 jul 2024, 11h55

Adiada por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, a realização das provas do Concurso Público Nacional Unificado, que ocorreria no dia 5 de maio, foi remarcada para 18 de agosto.

Nesta quinta-feira, o Ministério da Gestão e Inovação, comandado por Esther Dweck, divulgou o novo cronograma e ajustes no edital do chamado “Enem dos Concursos” — que reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos a 6.640 vagas, para 21 órgãos da administração pública federal.

Veja a seguir as novas datas:

  • 7 de agosto: divulgação do cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre locais de provas
  • 18 de agosto: realização das provas
  • 21 de novembro: divulgação dos resultados finais
  • 22 de novembro: início da convocação dos candidatos aprovados e dos classificados para curso de formação
  • Janeiro de 2025: previsão de início da convocação para posse dos aprovados

Dentre as mudanças no CPNU está a previsão de reembolso para quem desistir de fazer a prova na nova data. Para quem mora no Rio Grande do Sul e faria a prova em outros estados, ou vice-versa, será permitida a alteração de local de prova, porque a logística aérea no estado ainda não foi totalmente normalizada .

Os candidatos que quiserem pedir o valor da inscrição de volta ou os que quiserem mudar o local do exame terão de 5 a 7 de julho para fazer a solicitação.

Continua após a publicidade

Nova regra para desastres climáticos

O MGI também incluiu no edital a previsão de aplicação extraordinária da prova em caso de novos desastres, como os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, para garantir a aplicação do concurso em quaisquer das situações previstas sem prejuízo para candidatos afetados por enchentes.

Caso a infraestrutura logística de algum local seja gravemente afetada, inviabilizando a aplicação da prova para pelo menos 0,5% dos inscritos, haverá uma aplicação extraordinária de prova para vagas suplementares.

“A nova regra foi pensada para que novos eventos climáticos extremos não prejudiquem ainda mais as populações afetadas, quanto à aplicação do concurso, nem tenhamos de adiar novamente o certame em todo o país”, explica Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do CPNU.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.