O ministro que vai relatar ação de Bolsonaro contra Moraes no STF
Presidente recorreu ao Supremo por suposto abuso de autoridade do magistrado no âmbito do inquérito das fake news
A notícia-crime protocolada pelo presidente Jair Bolsonaro contra Alexandre de Moraes por suposto abuso de autoridade já está nas mãos de um dos ministros do STF.
Dias Toffoli foi escolhido relator e ficará responsável por analisar a ação, apresentada na última segunda-feira e divulgada na noite desta terça.
Segundo mensagem distribuída por Bolsonaro em grupos de mensagens, a investida junto ao Supremo foi motivada pela manutenção de sua inclusão no inquérito das fake news — que apura a divulgação de notícias falsas contra o próprio STF.
No comunicado, o presidente questiona o porquê de ter continuado a ser investigado mesmo após a Polícia Federal ter concluído que ele não havia cometido crimes ao se referir à segurança das urnas eletrônicas em uma live, em julho de 2021.
Na ocasião, Bolsonaro convocou veículos de imprensa e anunciou que mostraria “provas” de supostas fraudes no sistema eleitoral brasileiro. Ao final de um transmissão de mais de duras horas, acabou admitindo que não tinha as provas para corroborar as acusações — e apresentou uma sequência de notícias e vídeos falsos, inclusive já desmentidos por órgãos oficiais.