Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O cálculo mais otimista da aliança entre Elmar Nascimento e Antonio Brito

Na tentativa de atrair o PT e outros partidos de esquerda, os candidatos do União Brasil e do PSD sonham com 324 votos, no melhor cenário

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 set 2024, 16h20 - Publicado em 10 set 2024, 07h30

Depois de firmaram uma aliança contra a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à sucessão de Arthur Lira na Câmara, na semana passada, os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) agora tentam atrair o PT de Lula para a frente, apostando na polarização com o PL de Jair Bolsonaro e o PP de Lira, que apoiam Motta.

Na noite desta segunda-feira, 9, os dois publicaram fotos juntos nas redes sociais, ao lado dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Comunicações, Juscelino Filho, ambos do União Brasil. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos ir mais longe. Unidos por algo maior: o compromisso de construir um Brasil onde o diálogo e o entendimento fazem a diferença”, escreve Nascimento.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Elmar Nascimento (@deputadoelmarnascimento)


No cenário mais otimista dos aliados da dupla, cuja aproximação teve a bênção dos presidentes dos seus partidos, Antônio Rueda e Gilberto Kassab, o cálculo é que os dois, juntos, podem atrair até 324 deputados caso consigam os votos dos petistas.

Mais que suficiente para se eleger presidente da Câmara, o número seria alcançado com uma ampla coalizão também formada por MDB, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Podemos, PCdoB, PV, PDT, PSB, PSOL, Rede, Avante e PRD.

Do outro lado, a estimativa dos aliados dos candidatos do União Brasil e do PSD é que Hugo Motta teria o apoio da base bolsonarista, composta de PL, PP e Republicanos, que juntos somam 186 deputados.

Nascimento e Brito continuam como candidatos, mas firmaram um acordo estratégico para atrair o PT e os partidos de esquerda. Com o desenrolar da campanha, o que estiver mais viável entre eles manteria a candidatura e seria apoiado pelo outro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.