O aceno de Lula ao conservador e possível próximo chanceler da Alemanha
Brasileiro ressaltou histórico de atuação conjunta entre governos brasileiro e alemão na defesa da democracia e do multilateralismo

O presidente Lula cumprimentou, nesta segunda-feira, o conservador Friedrich Merz pela obtenção da maioria dos votos nas eleições gerais da Alemanha, que aconteceram no último domingo. Pertencente ao partido União Democrata-Cristã (CDU), de centro-direita, o político é hoje o maior cotado para substituir o social-democrata Olaf Scholz como chanceler do país.
Além de parabenizar Merz, Lula destacou o contexto de tensão geopolítica vivida pelo mundo, e sobretudo a Europa, no momento atual.
“A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos. Nossos países têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global. Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol de uma inserção internacional cada vez mais competitiva de ambos”, disse Lula.
Apesar da vitória, Merz arrebatou menos de 30% dos eleitores, enquanto a Alternativa para a Alemanha (AfD), legenda vigiada pela polícia por seu extremismo e relativização do nazismo, conquistou 21% de apoio – dobrando o número de assentos no Parlamento e complicando o cálculo para a formação de uma coalizão que será necessária para Merz, e qualquer outro, governar.