Lava-Jato no Rio prende secretário da gestão Temer e mais sete
Polícia Federal está nas ruas cumprindo 32 mandados de busca
Como o Radar antecipou em 15 de fevereiro, o bloco de carnaval da Lava-Jato está nas ruas nesta quinta. A nova fase da operação está se desenrolando nas ruas do Rio de Janeiro. Oito pessoas foram presas até o momento.
Ao todo, de acordo com a PF, foram 32 mandados de busca – 16 sem confirmação do alvo. Desses, seis mandados são de prisão preventiva e três de prisão temporária.
Fontes da PF afirmam ao Radar que uma das buscas está sendo cumprida na casa de um delegado da Polícia Civil. Já foi preso o ex-secretário Nacional de Justiça Astério Pereira dos Santos. Ele ocupou o cargo durante o governo de Michel Temer e é procurador aposentado do MPRJ.
O filho de Astério, o advogado Danilo Botelho dos Santos, também foi preso.
De acordo com informações da Polícia Federal, estão sendo investigadas pessoas físicas e jurídicas que participaram de uma rede de pagamentos de propina relacionada às atividades da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.
Essa rede, segundo a PF, seria organizada por empresários e agentes públicos com apoio de 2 escritórios de advocacia. O esquema beneficiaria integrantes do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.
O dinheiro recebido por meio desse esquema de corrupção estaria sendo dissimulado por meio do uso de pessoas jurídicas, laranjas e familiares dos envolvidos.
A operação acontece a pedido do MPF e autorizada pelo juiz da ooperação no Rio, Marcelo Bretas.